É provável que quando um Millennial ouve a palavra "franchise", pense num modelo de negócio apenas adequado a empresários experientes ou mesmo a um Millennial mais antigo que já tenha alcançado sucesso e que apenas queira continuar a expandir o seu negócio. E não é esse o caso, uma vez que um Millennial que tenha um espírito empreendedor, abrir uma franquia pode ser uma excelente forma de dar o salto para a propriedade do negócio.
Os Millennials são a geração nascida entre 1981-1996. Também chamados geração Z, nasceram no meio da transição digital (da TV para os jogos de vídeo para a Internet). Possuem muitas características que os tornam não só excelentes empregados mas também empresários ideais:
Os Millennials são atualmente a geração mais poderosa em termos de mão-de-obra em Portugal. Eles têm uma mente muito sonhadora e ativa, razão pela qual o empreendedorismo é um dos objetivos desta geração. De acordo com a revista Forbes, 72% da geração "Z" gostaria de ser o seu próprio chefe. Além disso, 74% querem horários de trabalho flexíveis e 88% reconhecem uma integração "vida profissional", por outras palavras, sentem que o trabalho é um modo de vida.
De facto, algumas das empresas mais bem sucedidas de hoje são propriedade ou geridas por "Millennipreneurs", a nova geração de empresários com menos de 35 anos (Facebook ou Wallapop são exemplos claros disto). Na mesma linha, de acordo com um relatório Sage, 62% dos Millennials acreditam que serão empresários de sucesso.
Mas não é apenas a atitude que é necessária para o empreendedorismo, existem muitos outros fatores essenciais para o sucesso: experiência empresarial, familiaridade com os sistemas e software da empresa em questão, uma rede de apoio para fornecer formação e orientação e know-how, entre outros. É aqui que uma franquia pode ajudar a colmatar essa lacuna e proporcionar a oportunidade de entrar no negócio por si próprio, mas sem estar sozinho.
Caso não conheça a teoria, num acordo de franquia comercial, o franqueado paga um montante inicial e royalties periódicos em troca do direito de vender os produtos ou serviços do franqueador que se provou serem bem sucedidos, bem como ser autorizado a utilizar o seu sistema de "fazer negócios" (o precioso know-how), e tudo isto enquanto recebe formação, orientação e apoio contínuo. A abertura de uma franquia permite também começar com as vantagens de uma marca já estabelecida no mercado (reputação da marca, acordos estratégicos, apoio, controlo de crises...). Por exemplo, a Mail Boxes Etc. é uma marca com mais de 40 anos de experiência e uma presença em mais de 50 países. Oferece uma lista de serviços especializados baseados na experiência, garantindo sempre a solução certa para as necessidades dos clientes e gerando estabilidade em benefício dos franchisados.
Há muitas razões para abrir uma franquia. Algumas delas estão listadas abaixo:
Para além das vantagens gerais, os Millennials têm o bónus adicional de:
Em suma, há benefícios tanto para o franqueador como para o franchisado. Os franchisados ganham ao serem capazes de construir um futuro gratificante fora dos limites de uma carreira convencional e os franchisadores ganham ao ganharem novas perspetivas sobre como podem tornar os seus produtos e serviços mais atrativos para a maior geração do mercado.
Embora para o franchisado, como qualquer outro empresário, o sucesso nunca seja garantido e os princípios básicos de boa gestão empresarial, tais como disciplina, trabalho árduo, dedicação e compromisso, continuem a ser cruciais, o modelo empresarial de franchising tem a virtude de mitigar o risco de empreendedorismo. Além disso, para os empresários Millennial, que em média tendem a ter uma capacidade financeira inferior à de um investidor mais velho, iniciar um novo negócio pode ser menos arriscado do que abrir uma franquia.
Por todas estas razões, oferecemos condições especiais aos Millennials (com menos de 35 anos) que queiram iniciar uma franquia Mail Boxes Etc., porque sabemos que juntos cresceremos e ultrapassaremos os objetivos atuais e futuros. Se estiver interessado em receber mais informações, siga este link: