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Franchising
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É provável que quando um Millennial ouve a palavra “franchise”, pense num modelo de negócio apenas adequado a empresários experientes ou mesmo a um Millennial mais antigo que já tenha alcançado sucesso e que apenas queira continuar a expandir o seu negócio. E não é esse o caso, uma vez que um Millennial que tenha um espírito empreendedor, abrir uma franquia pode ser uma excelente forma de dar o salto para a propriedade do negócio.

Quem são os Millennials?

Os Millennials são a geração nascida entre 1981-1996. Também chamados geração Z, nasceram no meio da transição digital (da TV para os jogos de vídeo para a Internet). Possuem muitas características que os tornam não só excelentes empregados mas também empresários ideais:

  • Curiosidade: Estão ansiosos por aprender e desfrutar de novas experiências.
  • Altamente consciente socialmente: Com um desejo fervoroso de contribuir para uma mudança social positiva.
  • Financeiramente cautelosos: Preferem decisões financeiras que resultem na manutenção da estabilidade em vez de ganhos a curto prazo.
  • Conhecedores da tecnologia: Têm um forte apetite e curiosidade pelos avanços da tecnologia e pela adaptação da tecnologia.
  • Colaboradores: Preferem o trabalho em equipa ao trabalho individual. Mentalidade empreendedora

Os Millennials são atualmente a geração mais poderosa em termos de mão-de-obra em Portugal. Eles têm uma mente muito sonhadora e ativa, razão pela qual o empreendedorismo é um dos objetivos desta geração. De acordo com a revista Forbes, 72% da geração “Z” gostaria de ser o seu próprio chefe. Além disso, 74% querem horários de trabalho flexíveis e 88% reconhecem uma integração “vida profissional”, por outras palavras, sentem que o trabalho é um modo de vida.

De facto, algumas das empresas mais bem sucedidas de hoje são propriedade ou geridas por “Millennipreneurs”, a nova geração de empresários com menos de 35 anos (Facebook ou Wallapop são exemplos claros disto). Na mesma linha, de acordo com um relatório Sage, 62% dos Millennials acreditam que serão empresários de sucesso.

Mas não é apenas a atitude que é necessária para o empreendedorismo, existem muitos outros fatores essenciais para o sucesso: experiência empresarial, familiaridade com os sistemas e software da empresa em questão, uma rede de apoio para fornecer formação e orientação e know-how, entre outros. É aqui que uma franquia pode ajudar a colmatar essa lacuna e proporcionar a oportunidade de entrar no negócio por si próprio, mas sem estar sozinho.

Mas… o que é um franchising?

Caso não conheça a teoria, num acordo de franquia comercial, o franqueado paga um montante inicial e royalties periódicos em troca do direito de vender os produtos ou serviços do franqueador que se provou serem bem sucedidos, bem como ser autorizado a utilizar o seu sistema de “fazer negócios” (o precioso know-how), e tudo isto enquanto recebe formação, orientação e apoio contínuo. A abertura de uma franquia permite também começar com as vantagens de uma marca já estabelecida no mercado (reputação da marca, acordos estratégicos, apoio, controlo de crises…). Por exemplo, a Mail Boxes Etc. é uma marca com mais de 40 anos de experiência e uma presença em mais de 50 países. Oferece uma lista de serviços especializados baseados na experiência, garantindo sempre a solução certa para as necessidades dos clientes e gerando estabilidade em benefício dos franchisados.

Quais são os benefícios de abrir uma franquia?

Há muitas razões para abrir uma franquia. Algumas delas estão listadas abaixo:

  • A independência de possuir o seu próprio negócio, mas sempre com o apoio de uma rede de profissionais. A experiência não é um imperativo, os franchisadores fornecem formação e apoio contínuo para o empresário se desenvolver dentro do seu modelo de negócio. No caso de Mail Boxes Etc. oferecemos formação em sala de aula e online numa base contínua para que o franchisado compreenda e implemente com sucesso o modelo de negócio.
  • Iniciar um negócio tem as suas dificuldades, mas como regra geral, as franquias tendem a ter uma taxa de sucesso mais elevada do que os novos negócios. Sem ir mais longe, as caixas postais, etc., têm uma taxa de crescimento anual de mais de 10% do volume de negócios e os nossos novos franchisados levam em média 1 ano a atingir o ponto de equilíbrio.
  • Poupança de custos em comparação com os negócios por conta própria. Graças a economias de escala, acordos exclusivos com fornecedores e otimização dos diferentes processos, as franquias gozam desta vantagem que facilita tanto o investimento inicial como o desenvolvimento sustentável do negócio. Mail Boxes Etc., para além de ter acordos com os principais fornecedores do sector a nível europeu, oferece ajuda quando se trata de financiar o negócio, o que torna ainda mais fácil o seu arranque.
  • As franquias bem sucedidas têm uma reputação, gestão e modelos empresariais comprovados, muitos dos atributos que seriam muito difíceis de obter para um empresário independente. Por exemplo, Mail Boxes etc. tem acordos estratégicos com líderes industriais que garantem a sustentabilidade da grande dimensão da rede global (conta com, 13 em Portugal, e mais de 245 centros em Espanha +2800 centros em todo o mundo).

Quais são os benefícios do franchising para um Millenial?

Para além das vantagens gerais, os Millennials têm o bónus adicional de:

  • Como têm mais tempo e atenção para se dedicarem ao negócio, é muito fácil para eles aumentar o volume de negócios e torná-lo rentável a curto prazo. No entanto, para aqueles que não podem investir mais tempo devido a compromissos familiares ou outras razões, o franchising também permite horários flexíveis, uma vez que pode definir as suas próprias horas ou contratar um novo empregado.
  • As empresas de franchising precisam de se adaptar às novas tendências e poder contar com empresários com uma mentalidade mais fresca facilita essa tarefa. Esta é uma vantagem definitiva sobre o empresário mais velho, que pode ter dificuldade em falar na “língua de hoje”. Mail Boxes Etc, e os seus serviços de comércio eletrónico, é um grande exemplo de como uma Millennial pode explorar um negócio em expansão e ajudar outras empresas a crescer e a adaptar-se. 
  • A visão fresca e moderna de Millennials pode insuflar nova vida a um negócio. Os Millennials mostraram que não têm medo de abandonar o status quo e tentar coisas novas.
  • A oportunidade de alcançar as suas aspirações de carreira através da aprendizagem e crescimento dentro de um sistema empresarial comprovado, fornecendo formação, apoio e orientação extensivos.

Em suma, é um Win-win para os Millennials

Em suma, há benefícios tanto para o franqueador como para o franchisado. Os franchisados ganham ao serem capazes de construir um futuro gratificante fora dos limites de uma carreira convencional e os franchisadores ganham ao ganharem novas perspetivas sobre como podem tornar os seus produtos e serviços mais atrativos para a maior geração do mercado.
Embora para o franchisado, como qualquer outro empresário, o sucesso nunca seja garantido e os princípios básicos de boa gestão empresarial, tais como disciplina, trabalho árduo, dedicação e compromisso, continuem a ser cruciais, o modelo empresarial de franchising tem a virtude de mitigar o risco de empreendedorismo. Além disso, para os empresários Millennial, que em média tendem a ter uma capacidade financeira inferior à de um investidor mais velho, iniciar um novo negócio pode ser menos arriscado do que abrir uma franquia.
Por todas estas razões, oferecemos condições especiais aos Millennials (com menos de 35 anos) que queiram iniciar uma franquia Mail Boxes Etc., porque sabemos que juntos cresceremos e ultrapassaremos os objetivos atuais e futuros. Se estiver interessado em receber mais informações, siga este link: