Saltar para o conteúdo principal
MBE Portugal
Palavras mais pesquisadas
Envio
Print
Franchising
Centro MBE

Não há qualquer dúvida; o comércio eletrónico faz agora parte do dia-a-dia da maioria da população. As instalações e os custos mais baixos oferecidos pelos meios digitais em comparação com o ambiente físico são mais do que evidentes, isto motiva uma mudança no comportamento de compra dos consumidores.

Neste mesmo seguimento e devido à transição digital, é evidente que o número bruto de envios foi aumentado e não só em quantidade, mas também em qualidade. Ou seja, o preço médio por remessa também aumentou. Embora este facto possa ser interpretado como um aumento do preço das empresas que enviam, o que é em parte verdade, a real razão reside na mudança de mentalidade do utilizador em relação aos hábitos de compra.

Os tempos mudam e a cultura de transporte também: enquanto o processo passou desde ter de ir ao escritório mais próximo para deixar ou recolher o pacote, sem ter a certeza de quando este chegará, atualmente espera-se em casa pelo estafeta, enquanto uma aplicação rastreia o pacote monitorizando todas as fases do envio a todo o momento até que chegue ao seu destinatário e optando sempre por inúmeros modos de serviço (proteção do transporte marítimo, envio expresso 24h ou 48h, devolução gratuita, etc.).

O consumidor, face ao aumento das compras online, está a tornar-se cada vez mais exigente em termos do valor acrescido das suas compras. Esta necessidade ou preocupação é dada pelo aumento da experiência dos consumidores.  À medida que o utilizador faz mais uso do ecommerce, mais especialista se torna, escolhendo os seus envios e serviços com maior julgamento. Isto fez com que a perceção do preço fosse gradualmente alterada, minimizando a sua importância e concordando em pagar mais por um melhor serviço. O utilizador percebe que contratar um envio mais caro é necessário e essencial se em troca quiser “paz de espírito” e rapidez.

Do ponto de vista empresarial, a digitalização das compras tem causado grande competitividade em quase todos os mercados. Até há pouco tempo comprava-se um espaço físico e consoante a sua proximidade, atualmente existem inúmeras opções: e-commerce local, marketplaces, dropshipping, economia colaborativa, leilões online etc… saturando assim o mercado e oferecendo, em muitos casos, os mesmos produtos a um preço semelhante (ou o mesmo). É aí quando o utilizador confia na mais-valia para tomar uma decisão.

Por isso, as empresas usam diferentes estratégias para tentar convencer o seu potencial cliente: passar o envio sobre o preço final, programas de fidelização, envios expressos e definir um preço inicial mais baixo… Estas estratégias procuram compensar a oferta para tentar diferenciar a diferença das restantes, mas será o valor acrescentado que realmente fará a diferença; o valor acrescentado é o ás na manga, é o que motiva o cliente a comprar, e o mais importante, à lealdade, porque afinal o utilizador procura conforto e tranquilidade ao longo do processo de compra.

Por último, deve ser esclarecido que o valor acrescentado é entendido como tudo o que envolve a compra de um produto: a rapidez de serviço, o atendimento ao cliente, a garantia de devolução, a embalagem e a proteção da mesma…

Resumindo, cada vez mais se gasta em serviços extra, distorcendo a importância do preço e prevalecendo a segurança, pontualidade e qualidade do serviço. Mail Boxes Etc. com os seus 40 anos de experiência sempre soube que o valor acrescentado é primordial se quiser manter uma relação de longo prazo com os seus clientes. E tanto que, contando com acordos estratégicos com líderes do setor como Correios Express, UPS, Fedex e TNT, entre outros, oferece os seus serviços com um elevado valor acrescido e diferencial, adaptando-se às necessidades de cada empresa ou indivíduo. O valor acrescido é o fator principal do sucesso da franquia Mail Boxes etc:

  • Grande variedade de embalagens: A MBE disponibiliza a qualquer consumidor todo o tipo de embalagens que se adequam a qualquer objeto: desde embalagens isotérmicas a caixas grandes até embalagens específicas para instrumentos, vinhos, etc. A MBE assegura sempre que as mercadorias cheguem ao seu destino conforme foram entregues.
     
  • Serviços de e-commerce: O verdadeiro aliado que pode resolver todos os aspetos organizacionais da venda online. Na MBE é possível armazenar os bens vendidos, a equipa do centro gere a embalagem, a preparação dos documentos para enviar e o envio para Espanha e para todo o mundo, pode também gerir o inventário dos materiais e devoluções.

 

 ABRIR UM CENTRO MBE