Saltar para o conteúdo principal
MBE Portugal
Palavras mais pesquisadas
Envio
Print
Franchising
Centro MBE

O que esperar nos próximos anos

O setor da logística regula e gere a complexa área da circulação de materiais e bens em todo o mundo. As tendências dos próximos anos representam novos desafios não só para as empresas do setor, mas também para os modelos de desenvolvimento e sustentabilidade da nossa sociedade em geral.

 

De facto, a logística sofreu uma grande transformação principalmente devido ao desenvolvimento do comércio electrónico, o que levou o sector a ter de lidar com um volume de mercadorias cada vez maior num espaço de tempo muito curto. Neste cenário, a logística tem desempenhado um papel fundamental na intercepção das necessidades dos utilizadores e do potencial de um sector em expansão para criar uma vasta rede de serviços de apoio a toda a indústria. Um relatório recente da empresa britânica Transport Intelligence sobre números logísticos estima que o valor global do sector atingiu mais de 5.000 biliões de euros em 2020 e estima que em 2024 verá um crescimento médio de cerca de 5% por ano. Para fazer face a estes números, os profissionais empregados nas tarefas de planeamento e distribuição de bens são agora apoiados por sistemas de IA e automação cada vez mais complexos, sem perder de vista as obrigações de salvaguarda do ecossistema. Vamos analisar mais de perto as principais tendências logísticas que irão caracterizar o sector nos próximos anos.

Logística e comércio eletrónico

Desde o ano passado, as cadeias retalhistas tiveram de lidar com um aumento significativo de encomendas em linha e as empresas que procuraram optimizar os seus sistemas de vendas com um serviço de entrega rápido e eficiente conseguiram desenvolver o seu próprio negócio mais rapidamente. Um estudo de 2017 conduzido pela Geodis, revelou que 57% dos empresários inquiridos acreditavam que o aumento do volume de negócios das suas empresas se devia às vantagens oferecidas pela eficiência das cadeias de abastecimento. Dados estes dados, é fácil compreender como o desenvolvimento do sector ligado à venda de bens em linha depende da sinergia entre empresas e actividades de serviços de entrega, com perspectivas de desenvolvimento significativas para ambos os setores.

Vantagens da Inteligência Artificial Aplicada à Logística

Nos últimos anos, o sector tem vindo a evoluir graças à combinação de sistemas inovadores de automatização de cadeias, capazes de optimizar os processos de triagem e entrega de mercadorias através de algoritmos sofisticados, com economias consideráveis em tempo e recursos. Não menos importante a este respeito é a redução do risco associado ao erro humano: a inteligência artificial desempenhará um papel fundamental no desenvolvimento do sector nos próximos anos. Também importante é a utilização de Machine Learning, ou seja, máquinas capazes de aprender automaticamente as operações que devem realizar e capazes de adquirir autonomia na tomada de decisões. Desta forma, as cadeias de abastecimento poderão em breve melhorar a precisão das previsões em 10-20%, reduzir os custos em 5% e aumentar as receitas em cerca de 2-3%.

  • O valor global do sector é superior a 5 biliões de euros.
  • As empresas logísticas puderam desempenhar um papel fundamental no crescimento nacional e internacional.

Empresas mais ágeis e flexíveis no futuro da logística

Outro ponto fundamental sobre a evolução das empresas está relacionado com o tema da melhoria e optimização das actividades, ou seja, a necessidade de estruturas mais ágeis e flexíveis capazes de assimilar as mudanças e as necessidades do mercado e de suportar o seu impacto. 19,7% dos executivos que trabalham em cadeias de abastecimento identificam a racionalização dos procedimentos e a flexibilidade das estruturas da empresa como os principais pontos de viragem para alcançar elevados níveis de eficiência num curto espaço de tempo. Neste sentido, uma solução parece ser a possibilidade de alcançar acordos com empresários locais para encorajar a abertura de franquias dedicadas à logística, capazes de personalizar os serviços e de criar uma rede de distribuição capaz de se adaptar às necessidades da área local.

Franchising no sector da logística, entre um papel estratégico e uma oportunidade de negócio

​Num mundo globalizado fortemente orientado para as compras online, as trocas comerciais envolvem agora não só grandes cadeias mas também compradores individuais. As mercadorias viajam a taxas e volumes cada vez maiores, em contextos e áreas muito diferentes umas das outras, tanto geográfica como politicamente. Os centros de serviços afiliados a grandes empresas de logística puderam desempenhar um papel fundamental no crescimento dos mercados nacionais e internacionais, interceptando as necessidades dos clientes, pequenas e médias empresas, e actuando como ponto de referência para o território em que operam. Além disso, o franchising representa também uma oportunidade interessante para os empresários locais que querem fazer parte do processo de crescimento e desenvolvimento do sector como protagonistas. De facto, tornar-se um ponto de referência para as cadeias de distribuição significa a possibilidade de iniciar o próprio negócio com o apoio das equipas de consultoria dos grandes grupos, capazes de orientar as novas actividades com campanhas de marketing, programas de formação e apoio numa relação de colaboração que beneficie ambas as partes.

Sustentabilidade e cuidado com o ambiente

Entre as principais tendências logísticas para os próximos anos, destaca-se a eco-sustentabilidade. De facto, os milhões de toneladas de mercadorias que viajam de um extremo ao outro do mundo têm um grande impacto sobre o ambiente. Por esta razão, na luta para alcançar o objectivo de Zero Emissões até 2050, as empresas do sector desempenham um papel essencial. Um relatório recente do Boston Consulting Group também destaca como 70% dos consumidores estão dispostos a pagar até 5% mais pelos seus produtos, desde que estes sejam feitos utilizando embalagens e métodos sustentáveis. O desafio do futuro é optimizar o transporte e os recursos, criando uma rede de distribuição cada vez mais ampla que responda às necessidades dos contextos locais. A MBE está portanto ao lado daqueles que querem aproveitar esta oportunidade e iniciar um novo negócio abrindo uma franquia no sector da logística, beneficiando do apoio de uma equipa de peritos e do potencial de um mercado global em rápido crescimento.

 ABRA SUA PRÓPRIA FRANQUIA