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Diferenças e tipos de franquias de transporte

Iniciar uma franquia ou um próprio negócio no sector dos transportes é uma oportunidade de negócio cada vez mais atrativa, quer devido ao crescimento óbvio causado pela globalização e pelo comércio eletrónico, quer porque é uma parte essencial do nosso modo de vida. Mas quais são as diferenças entre uma franquia e um negócio de transporte? Que tipos de franquias de transporte existem? Em diante, refletimos sobre estas questões:

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Diferenças entre uma franquia e um negócio próprio de transporte

Para começar, por norma, uma empresa de transporte (ou logística) não é mais do que uma empresa que armazena e entrega produtos ou mercadorias de outras empresas ou indivíduos a outros indivíduos e empresas a nível nacional e/ou internacional. Existem diferentes tipologias, carga completa, intermediário, correio e encomenda, encomenda expresso… dependendo do objetivo final e do seu mercado, o negócio pode ser estruturado de formas muito diferentes.

É importante saber que se trata de uma atividade regulamentada e que os requisitos administrativos que devem ser cumpridos para criar uma empresa de transportes são numerosos: obtenção da Autorização Pública de Transporte de Mercadorias, o título de competência profissional, bem como todas as licenças e requisitos necessários para poder iniciar uma empresa a partir do zero.

Outro fator importante para iniciar a sua própria empresa de transportes é o investimento inicial e a sua amortização: desde a compra ou financiamento de todos os veículos e maquinaria necessários à atividade até às despesas envolvidas na criação de uma nova marca (publicidade, geração de clientes e posicionamento da marca), tornando o desembolso inicial elevado e resultando num ponto de equilíbrio tardio e dispendioso para o negócio. A abertura de uma empresa de transportes é, em suma, um negócio a longo prazo.

Uma franquia no sector dos transportes, por outro lado, começa com o valioso know-how da empresa franqueadora, com o aconselhamento, formação e apoio de uma empresa que já opera há anos, com a reputação da sua marca (nacional e, em alguns casos, internacional) já estabelecida e com os procedimentos administrativos e financeiros já em vigor. A diferença é que uma taxa de filiação deve ser paga à franquia e um royalty que depende do volume de negócios deste em conceito de manutenção deste know-how, entre outros.

 

Que tipos de franquias de transporte existem?

Franquias de entrega: Este tipo de franquia é identificado por ter uma escalabilidade limitada, mas ao mesmo tempo garante um volume de entregas, uma vez que é a própria sede que está encarregada de atribuir a entrega. A operação é simples: uma área é atribuída à localização da franquia e o empresário recebe as encomendas a serem entregues na sua área com a sua frota de veículos e outros recursos. MRW, Nacex ou Amazon são exemplos disso. Com o aumento das lojas online, a competitividade deste tipo de franchising está a aumentar.

Franquia de serviços logísticos: Este tipo de negócio, apesar de pertencer ao mesmo sector, a sua estrutura é totalmente diferente; não tem limites geográficos uma vez que a expedição é realizada pelos correios com os quais a empresa franqueadora tem acordos. A franquia age como se fosse o departamento de logística da empresa cliente, gerindo os seus envios de forma personalizada, dependendo das necessidades do cliente (comércio eletrónico, importação-exportação, privado, etc.), a franquia seleciona o melhor Courier, gere toda a documentação e procedimentos aduaneiros se necessário, protege o pacote com a embalagem mais adequada, assegura a receção da encomenda e mantém o cliente sempre informado, acrescentando valor ao envio. Para o comércio eletrónico, também pode armazenar e gerir o stock da loja online. Além disso, têm também o seu próprio seguro de navegação com uma cobertura mais ampla do que a que um operador tradicional pode oferecer. Ao contrário da tipologia anterior, a aquisição de clientes é proactiva e a fidelidade é um ponto-chave para o seu sucesso, ou seja, a escalabilidade dependerá da forma como a tarefa comercial é realizada e como o franchisado se relaciona com os seus clientes. Finalmente, este tipo de franquia pode oferecer outros serviços complementares à logística, que ajudarão a diversificar o volume de negócios e a oferecer mais soluções às necessidades dos clientes.

 

Mail Boxes Etc. como franquia em serviços logísticos

Mail Boxes Etc. é a franquia de serviços que melhor exemplifica esta tipologia, com mais de 40 anos de experiência e presença em mais de 50 países, oferece serviços logísticos através dos mais importantes correios (UPS fedex, TNT e correio expresso entre outros), tanto a nível nacional como internacional, além disso, também oferece, juntamente com a Prestashop (marca adquirida pela Mail Boxes Etc), serviços de comércio eletrónico desde a criação da loja eletrónica, até à gestão de todo o processo de expedição (armazenamento, armazenamento, expedição e devoluções). Quanto à diversificação de serviços, oferece também design gráfico e impressão, domiciliação e venda de material de escritório, entre outros serviços.

Se estiver interessado em mais informações sobre a franquia Mail Boxes Etc., pode solicitá-las abaixo:

 

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