Saltar para o conteúdo principal
MBE Portugal
Palavras mais pesquisadas
Envio
Print
Franchising
Centro MBE
  • A Mail Boxes Etc. (MBE), uma das maiores redes internacionais de centros de serviços de micrologística para empresas e particulares, acaba de inaugurar a primeira unidade no Algarve, em Quarteira. Envios de correspondência e de encomendas, embalagens, domiciliação de correspondência, design gráfico e impressão são alguns dos serviços disponibilizados.

 

Começar o seu próprio negócio é um desafio que, independentemente da condição económico em que vive, tem sempre um risco acrescido e, sobretudo, quando se trata de uma pandemia. Embora não haja garantia total de sucesso em qualquer Start-up. No entanto, abrir uma franquia pode ajudar a mitigar esse risco e gerar uma maior probabilidade de sobrevivência, mesmo em tempo de pandemia como o que estamos a viver. De facto, os dados recolhidos em FranchiseInsights.com demonstram um aumento de empreendedores que pretendem querer iniciar um negócio nos próximos meses. Eis alguns dos fatores que explicam porque é que algumas franquias podem tornar-se um modelo de negócio conveniente em tempos de pandemia.

Solidez da empresa

Por exemplo, 150.000 empresas cederam à pandemia coronavírus e fecharam permanentemente as portas desde março. Este número não inclui as empresas de franquia, pois estas tendem a ter um melhor desempenho em comparação com as pequenas empresas independentes.

empreender em tempo de pandemia

Existem vários atributos inerentes ao modelo de franquia que ajudam a ter uma proteção extra. No caso dos Mail Boxes Etc. nenhum centro foi forçado a fechar, podendo continuar a operar durante a pandemia (em alguns casos até aumentando o seu volume de negócio). Sempre com a ajuda da equipa central que tem zelado pelos interesses dos franchisados, para além de pertencer a um setor que tem sido reforçado com o Coronavírus (logística e ecommerce). Os seguintes descrevem quais as características que reforçam a franquia:

  • A estabilidade oferecida por uma franquia bem consolidada permite uma adaptação mais rápida e a possibilidade de continuar a crescer numa crise. Ao contrário de uma pequena empresa independente, os proprietários de franquias têm a certeza de pertencer a uma marca estabelecida e experiente, permitindo-lhes desenvolver-se e antecipar-se mais facilmente com novas ideias de negócio, mantendo assim uma presença no mercado.
  • A consciencialização da marca é outro fator que oferece ainda mais proteção; os consumidores tendem a confiar e a sentir-se mais seguros com empresas maduras e de renome, especialmente em tempos de crise.
  • Em termos económicos, o modelo de negócio de franquia também traz vantagens. Enquanto os franqueados devem pagar royalties e outras taxas (dependendo da franquia) para operar em nome da marca de franchising, em caso de necessidade, um franqueador pode suspender, reduzir ou renunciar a essas taxas, ajudando assim o empregador em tempos difíceis. Isto pode ter um impacto significativo na saúde financeira da empresa. Para além dessa flexibilidade, os franqueadores podem também aliviar o stress financeiro, aproveitando as suas relações com os fornecedores e o seu substancial poder de negociação. Podem negociar temporariamente e reduzir os custos para os seus franchisados, uma vantagem que a maioria das empresas independentes não tem por não ter volume suficiente para uma negociação.

 

Dito isto, porque é que agora é um bom momento para começar uma franquia?

As franquias bem sucedidas proporcionam um certo grau de confiança e de estabilidade, que é ainda mais atraente em tempos difíceis como este. O acesso ao capital, a segurança no emprego, a redução da concorrência e o aumento da disponibilidade imobiliária são quatro vantagens que revelam que agora é uma boa altura para iniciar um negócio.

1.Acesso ao capital

O capital inicial está a tornar-se cada vez mais acessível devido às baixas taxas de juro. Será provavelmente concedido nos próximos meses, um acesso ainda maior aos empréstimos dos empregadores, através de programas governamentais e de inatividade bancária durante estes meses inevitáveis. Após a incerteza causada pelo coronavírus, muitos deixaram de movimentar dinheiro causando perdas para o sector bancário. É por isso que os bancos serão gradualmente forçados a oferecer crédito para gerar atratividade e estimular a economia. Além disso, a segurança (ou o pouco risco) de realizar uma franquia com um modelo de negócio já comprovado facilita ainda mais o financiamento. Neste sentido, Mail Boxes etc., disponibiliza aos candidatos acordos especiais com os principais bancos, tanto em Portugal como em Espanha, tornando ainda mais fácil o acesso ao financiamento.

2.Segurança no emprego

Possuir o seu próprio negócio é a melhor forma de controlar a estabilidade e a trajetória do mesmo. Ser o teu próprio chefe dá-lhe o controlo do seu próprio destino. No entanto, um dos maiores desafios da propriedade empresarial é encontrar bons profissionais. Após uma crise, a procura de mão de obra no mercado de trabalho aumenta frequentemente, facilitando a procura de trabalhadores competentes, aumentando a estabilidade e a “saúde” do seu negócio.

3.Concorrência reduzida

Embora seja triste que a pandemia tenha forçado muitos a encerrar os seus negócios, também ajudou a descongestionar ligeiramente a concorrência maciça de antes. Por isso, traduz-se em menos opções para os consumidores que procuram determinados produtos ou serviço, que o seu negócio poderá eventualmente proporcionar, isso poderá ajudá-lo a impulsionar as suas vendas. Este fenómeno pode também resultar numa guerra de preços mais baixos e em custos publicitários mais baixos. Na MBE o cenário é ainda mais grato, porque além de tudo isto, grande parte do volume de negócios da MBE provém do setor logístico, um dos setores que mais cresceu desde o início da pandemia.

4.Aumento da oferta no mercado imobiliário

Encontrar um bom lugar no sítio certo e a um preço baixo é essencial para o sucesso de um negócio. Devido à pandemia, muitos locais estão novamente disponíveis, e como dita a lei da oferta e da procura, quanto menor o preço mais estimula a procura. Isto traduz-se em mais oportunidades; em localizações privilegiadas, a preços razoáveis. Os senhorios estarão mais abertos a negociar e a oferecer acordos favoráveis para conseguir novos inquilinos.

5.Aproveite os sectores em expansão

É certa a ideia de que surgem oportunidades em cada crise. Ao longo da história, as crises têm agitado alguns mercados à medida que outros crescem. Sectores como a alimentação, a indústria farmacêutica ou a logística têm sido favorecidos face a esta crise, sendo assim o momento perfeito para empreender um deles. No caso das Mail Boxes Etc. grande parte do volume de negócios de um centro MBE provém tanto da logística como do e-commerce, dois dos sectores que mais cresceram nos últimos meses.

 ABRIR UM CENTRO MBE

Em suma, será um bom momento para investir?

Ser empreendedor não é para todos e, claro, iniciar uma empresa não é uma decisão que se deva tomar de ânimo leve. Requer muito estudo e planeamento. No entanto, abrir uma franquia é uma boa opção, mesmo que tenha um orçamento limitado. Como descrito anteriormente, apesar do estado atual da economia, se todos os fatores forem cuidadosamente estudados e as oportunidades ocultas da crise forem aproveitadas, esta é uma boa altura para investir.