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Durante 2023, a MBE abriu 110 novos Centros de Soluções em todo o mundo e assinou quatro novos Contratos de Licença Principal (ML) – Paraguai, Uruguai, Malta e o Território de Deli (Índia) – expandindo a sua plataforma global para novos territórios.

Além disso, em 2023, a MBE concluiu com êxito as aquisições estratégicas da PACK & SEND UK e da PACK & SEND New Zealand aos antigos Master Licensees, expandindo assim a sua presença direta nos mercados do Reino Unido e da Oceânia.

“Posso dizer com orgulho que 2023 foi um ano globalmente bom para nós, tanto em termos de crescimento orgânico como inorgânico”, afirma Paolo Fiorelli, Presidente e CEO da MBE Worldwide. “Num contexto macroeconómico difícil, exacerbado por questões sociopolíticas, alta inflação, altas taxas de juros, incerteza sobre os recursos energéticos e aumento dos custos da cadeia de suprimentos, os nossos resultados são o resultado da nossa resiliência e dos nossos esforços como equipa. Aumentámos as receitas brutas da MBE Worldwide Group em 8% em relação ao ano anterior: a ambição, a tenacidade, o empenho e a paixão de cada um dos nossos colaboradores, tanto a nível da empresa como da rede, impulsionaram as nossas atividades diárias e ajudaram-nos a alcançar este crescimento”. Paolo Fiorelli afirma ainda: “Continuamos a reforçar a nossa capacidade como facilitador líder de comércio para PME e particulares, aproveitando as sinergias da nossa plataforma integrada composta por ativos físicos e digitais. Através dela, até 2023, apoiaremos as necessidades comerciais de mais de 1,1 milhões de clientes empresariais em todo o mundo”.

A MBE está empenhada em procurar sempre novas e diferentes formas de melhor servir as diversas necessidades dos clientes da MBE em todos os canais no atual ambiente empresarial em rápida evolução, e continuará a aproveitar a paixão, o empenho e as competências dos seus Colaboradores, combinados com tecnologias inovadoras, para ajudar todos os seus clientes a resolver os seus desafios diários.

Acerca da MBE Worldwide

A MBE Worldwide S.p.A., uma empresa privada sediada em Itália, é um facilitador do comércio global para PME e particulares graças à sua Plataforma que fornece soluções de comércio eletrónico, cumprimento, expedição, impressão e marketing, através de operações multimarca: PrestaShop, Mail Boxes Etc. (exceto nos EUA e Canadá), PostNet, PACK & SEND, Spedingo.com, AlphaGraphics, Multicopy, Print Speak, GEL Proximity e World Options. Em 2023, a combinação da plataforma física – incluindo 3 190 centros de soluções em 58 países, com mais de 12 500 associados – com a nossa plataforma digital de comércio eletrónico, serviu mais de 1,1 milhões de clientes empresariais em todo o mundo, gerando 1,4 mil milhões de euros (1,5 mil milhões de dólares) de volume de negócios agregado e 22 mil milhões de euros (23,8 mil milhões de dólares) de valor bruto das mercadorias (GMV).

Todos os valores para 2023, a partir de 31 de Dezembro de 2023.

Para mais informações, visite os sítios Web do MBE Worldwide Group: www.mbecorporate.comwww.prestashop.com/enwww.mbeglobal.comwww.postnet.comwww.packsend.com.auwww.packsend.co.ukwww.spedingo.com/en  – www.alphagraphics.comwww.multicopy.nlwww.printspeak.comwww.mbe.itwww.mbe.eswww.mbe.dewww.mbefrance.frwww.mbe.plwww.mbe.ptwww.mbe.co.ukwww.gelproximity.com/en www.worldoptions.com

A MBE Worldwide é uma plataforma global líder que fornece soluções de comércio eletrónico, fulfillment, envios, marketing e impressão para PMEs e particulares. Em 2022, a MBE atendeu a mais de 1.000.000 de clientes empresariais em todo o mundo, gerando 1,3 bilhão de euros (US $ 1,4 bilhão) em receita agregada através de mais de 3.150 centros de serviço em 52 países e um valor bruto de mercadorias comercializadas de 22 bilhões de euros por meio da sua plataforma eletrónica PrestaShop.

A PACK & SEND SYSTEMS (“PACK & SEND”), o franchisador do sistema PACK & SEND que foi adquirido pela MBE Worldwide em 2021, foi fundada em Sydney, Austrália, em 1993. Desde então, tem operado nas indústrias de transporte e logística através de uma rede de Empreendedores e Master Franchisados.

A PACK & SEND NZ opera na Nova Zelândia desde 2008 como Master Franchisee da PACK & SEND, apoiando uma rede de parceiros franchisados que inclui atualmente 20 Centros de Soluções Empresariais.

Com esta aquisição, a MBE reforça a sua presença no mercado da Oceânia, onde operam três das suas marcas familiares: MBE, PACK & SEND e World Options. A PACK & SEND NZ continuará a operar como uma empresa independente na Nova Zelândia. Todas as empresas do MBE Group que operam na Oceânia manterão os seus respectivos conceitos de negócio e marcas.

“Estamos muito satisfeitos por fazer parte do Grupo MBE”, afirmou Matthew Everest, atual CEO da PACK & SEND NZ. “Os desenvolvimentos futuros e as sinergias que podemos implementar ao trabalhar em conjunto são um factor fantástico para um maior crescimento da marca PACK & SEND na Nova Zelândia. Partilhamos com a equipa da MBE os mesmos valores, a mesma cultura e, acima de tudo, a satisfação do cliente como o nosso principal objectivo.”

Paolo Fiorelli, Presidente e CEO da MBE Worldwide, disse: “Damos as boas-vindas à PACK & SEND NZ à família MBE. Em março de 2021, adquirimos a franquia PACK & SEND com sede na Austrália. Em março de 2023, adquirimos a PACK & SEND UK. Com a aquisição da PACK & SEND NZ, toda a rede mundial da PACK & SEND faz agora parte do MBE Group – os chamados Países Operados Diretamente. Trabalharemos em conjunto para melhorar ainda mais a nossa oferta de soluções de elevado valor para os clientes no mercado da Oceânia”.

A MBE Worldwide (“MBE”) é uma plataforma líder que oferece soluções de comércio eletrônico, atendimento, remessa, marketing e impressão para PMEs e indivíduos. A MBE encerrou o ano fiscal de 2022 com 1,3 bilhão de euros (US$ 1,4 bilhão) em receita agregada, gerada por meio de sua plataforma baseada em localização de mais de 3.150 centros de soluções em 52 países, operando sob diferentes marcas: PrestaShop, Mail Boxes Etc, PostNet, PACK & SEND, AlphaGraphics, Multicopy, GEL Proximity e World Options – e 22 mil milhões de euros (23 mil milhões de dólares) de valor bruto de mercadorias transacionadas através da sua plataforma digital sob a marca PrestaShop.

Durante 2022, a MBE abriu 153 novos Centros de Negócios em todo o mundo e assinou três novos Master License Agreements (ML) – Colômbia, Marrocos e Equador – expandindo a sua plataforma global para novos territórios.

Além disso, em 2022, a MBE concluiu com sucesso outras aquisições estratégicas, como a World Options e a Gel Proximity. A World Options é um fornecedor de soluções de envio para clientes empresariais no Reino Unido e nos EUA, enquanto a GEL Proximity é uma plataforma tecnológica inteiramente dedicada à logística de última milha, permitindo aos consumidores escolher entre diferentes serviços de proximidade.

“Posso dizer com orgulho que 2022 foi provavelmente o nosso melhor ano de sempre, tanto em termos de crescimento orgânico como inorgânico”. – afirma Paolo Fiorelli, Presidente e CEO da MBE – “Num contexto macroeconómico complexo, agravado pela elevada inflação em muitos dos países em que operamos, pela incerteza quanto aos recursos energéticos e pelo aumento dos custos da cadeia de abastecimento, os nossos resultados foram extremamente positivos. Aumentámos a receita bruta do sistema do MBE Worldwide Group em 28,7%, de 1,01 mil milhões de euros (1,2 mil milhões de dólares) no ano fiscal de 2021 para 1,3 mil milhões de euros (1,4 mil milhões de dólares) no ano fiscal de 2022. A ambição, a disciplina, o empenho e a paixão da equipa, tanto a nível da empresa como da rede, impulsionaram as nossas atividades diárias e ajudaram-nos a atingir os nossos ambiciosos objetivos.” Paolo Fiorelli afirma ainda: “Continuamos a reforçar a nossa capacidade como facilitador do Comércio Global para PME e particulares, combinando as sinergias das nossas duas plataformas integradas: a física que conta hoje com mais de 3.150 Centros de Soluções Empresariais em 52 países e a digital representada pela nossa marca de comércio electrónico PrestaShop. Através das duas plataformas, iremos satisfazer as necessidades de comércio electrónico de mais de 1 milhão de clientes empresariais em todo o mundo até 2022.”

A MBE está a concentrar esforços para combinar a sua rede mundial de Centros de Soluções Empresariais com a PrestaShop, uma das plataformas de comércio electrónico mais bem sucedidas do mercado, posicionando a MBE como um interveniente único no panorama global. “Os nossos planos futuros continuarão a basear-se na paixão, no empenho e nas competências dos nossos colaboradores, combinados com as nossas tecnologias inovadoras, para ajudar todos os nossos clientes a resolver os seus desafios diários”, conclui Paolo Fiorelli.

Diferenças e tipos de franquias de transporte

Iniciar uma franquia ou um próprio negócio no sector dos transportes é uma oportunidade de negócio cada vez mais atrativa, quer devido ao crescimento óbvio causado pela globalização e pelo comércio eletrónico, quer porque é uma parte essencial do nosso modo de vida. Mas quais são as diferenças entre uma franquia e um negócio de transporte? Que tipos de franquias de transporte existem? Em diante, refletimos sobre estas questões:

franquia transporte proprio negocio

Diferenças entre uma franquia e um negócio próprio de transporte

Para começar, por norma, uma empresa de transporte (ou logística) não é mais do que uma empresa que armazena e entrega produtos ou mercadorias de outras empresas ou indivíduos a outros indivíduos e empresas a nível nacional e/ou internacional. Existem diferentes tipologias, carga completa, intermediário, correio e encomenda, encomenda expresso… dependendo do objetivo final e do seu mercado, o negócio pode ser estruturado de formas muito diferentes.

É importante saber que se trata de uma atividade regulamentada e que os requisitos administrativos que devem ser cumpridos para criar uma empresa de transportes são numerosos: obtenção da Autorização Pública de Transporte de Mercadorias, o título de competência profissional, bem como todas as licenças e requisitos necessários para poder iniciar uma empresa a partir do zero.

Outro fator importante para iniciar a sua própria empresa de transportes é o investimento inicial e a sua amortização: desde a compra ou financiamento de todos os veículos e maquinaria necessários à atividade até às despesas envolvidas na criação de uma nova marca (publicidade, geração de clientes e posicionamento da marca), tornando o desembolso inicial elevado e resultando num ponto de equilíbrio tardio e dispendioso para o negócio. A abertura de uma empresa de transportes é, em suma, um negócio a longo prazo.

Uma franquia no sector dos transportes, por outro lado, começa com o valioso know-how da empresa franqueadora, com o aconselhamento, formação e apoio de uma empresa que já opera há anos, com a reputação da sua marca (nacional e, em alguns casos, internacional) já estabelecida e com os procedimentos administrativos e financeiros já em vigor. A diferença é que uma taxa de filiação deve ser paga à franquia e um royalty que depende do volume de negócios deste em conceito de manutenção deste know-how, entre outros.

 

Que tipos de franquias de transporte existem?

Franquias de entrega: Este tipo de franquia é identificado por ter uma escalabilidade limitada, mas ao mesmo tempo garante um volume de entregas, uma vez que é a própria sede que está encarregada de atribuir a entrega. A operação é simples: uma área é atribuída à localização da franquia e o empresário recebe as encomendas a serem entregues na sua área com a sua frota de veículos e outros recursos. MRW, Nacex ou Amazon são exemplos disso. Com o aumento das lojas online, a competitividade deste tipo de franchising está a aumentar.

Franquia de serviços logísticos: Este tipo de negócio, apesar de pertencer ao mesmo sector, a sua estrutura é totalmente diferente; não tem limites geográficos uma vez que a expedição é realizada pelos correios com os quais a empresa franqueadora tem acordos. A franquia age como se fosse o departamento de logística da empresa cliente, gerindo os seus envios de forma personalizada, dependendo das necessidades do cliente (comércio eletrónico, importação-exportação, privado, etc.), a franquia seleciona o melhor Courier, gere toda a documentação e procedimentos aduaneiros se necessário, protege o pacote com a embalagem mais adequada, assegura a receção da encomenda e mantém o cliente sempre informado, acrescentando valor ao envio. Para o comércio eletrónico, também pode armazenar e gerir o stock da loja online. Além disso, têm também o seu próprio seguro de navegação com uma cobertura mais ampla do que a que um operador tradicional pode oferecer. Ao contrário da tipologia anterior, a aquisição de clientes é proactiva e a fidelidade é um ponto-chave para o seu sucesso, ou seja, a escalabilidade dependerá da forma como a tarefa comercial é realizada e como o franchisado se relaciona com os seus clientes. Finalmente, este tipo de franquia pode oferecer outros serviços complementares à logística, que ajudarão a diversificar o volume de negócios e a oferecer mais soluções às necessidades dos clientes.

 

Mail Boxes Etc. como franquia em serviços logísticos

Mail Boxes Etc. é a franquia de serviços que melhor exemplifica esta tipologia, com mais de 40 anos de experiência e presença em mais de 50 países, oferece serviços logísticos através dos mais importantes correios (UPS fedex, TNT e correio expresso entre outros), tanto a nível nacional como internacional, além disso, também oferece, juntamente com a Prestashop (marca adquirida pela Mail Boxes Etc), serviços de comércio eletrónico desde a criação da loja eletrónica, até à gestão de todo o processo de expedição (armazenamento, armazenamento, expedição e devoluções). Quanto à diversificação de serviços, oferece também design gráfico e impressão, domiciliação e venda de material de escritório, entre outros serviços.

Se estiver interessado em mais informações sobre a franquia Mail Boxes Etc., pode solicitá-las abaixo:

 

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A popular franquia de serviços de envios de encomendas expandiu a sua presença no mercado, com a abertura de 6 novos centros em todo o país. Estas novas franquias darão aos clientes acesso a uma ampla gama de serviços, incluindo envio de encomendas, tanto a nível nacional como internacional, eLogística (logística para o e-commerce) desenho gráfico e impressão e outros serviços dirigidos a empresas e particulares.

abertura 6 centros mbe portugal

Parte deste crescimento vem pelo auge do sector e-commerce, cuja relevância para a logística das empresas é cada vez maior. Causou um aumento de procura de centros MBE por parte de empreendedores de todo Portugal, que procuram dar soluções à crescente procura do mercado em transformação. Outra razão foi o aumento de exportações por parte das empresas, que também procurarm na MBE uma resposta simplificada e à medida para as suas necessidades. A Mail Boxes Etc. demonstrou ser uma opção atractiva e sólida para os empreendedores que procuram um modelo de negócio de êxito num mercado em pleno crescimento e sob uma marca reconhecida.

Debaixo do guarda chuva da MBE Worldwide, operam actualmente oito marcas, entre as quais sobressai a Prestashop. Adquirida pela MBE em 2021, Prestashop é um dos sistemas de gestão de conteúdos para e-commerce mais populares no mundo e ofrece aos seus usuários a capacidade de criar uma loja em linha desde o zero, assim como outros serviços integrais de e-commerce. Com esta aquisição a MBE procura afirmar-se como fornecedor lider de serviços para empresas.

Como objetivos para este 2023, planeiam ter presença em 30 cidades, sendo as zonas con mais potencial de crescimento, toda a grande Lisboa, Almada e toda a margem sul, distrito de Setúbal, zona centro, Aveiro e Algarve, se bem que dão também a possibilidade de fazer um estudo de viabilidade en qualquer outra zona respeitando as zonas de outros centros existentes e prévio estudo do mercado potencial da zona desejada.

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A abertura de uma franquia consistiu sempre em dois modelos: abrir uma franquia ou mais do que uma franquia.

Uma franquia de unidade única ou direta é o tipo mais simples e mais comum de acordo de franquia. A compra de uma franquia sob este modelo concede uma licença para possuir e operar um único centro de franquia. Um contrato de franquias múltiplas ou multifranquia permite a um franqueado adquirir os direitos de abrir e operar mais do que uma unidade ou loja, tradicionalmente na mesma região.

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Na Mail Boxes Etc. sempre facilitámos aos nossos franchisados a posse de múltiplos centros. De facto, quase 40% dos nossos franchisados possuem mais do que um centro. Há muitas razões para abrir mais do que um centro, mas a mais notável é a oportunidade de crescimento e criação de riqueza para um indivíduo. Mas antes, vamos considerar algumas das diferenças entre propriedade de franquias versus multifranchising:

Diferenças nas responsabilidades de propriedade

Os únicos proprietários da franquia estão geralmente diretamente envolvidos no funcionamento diário da sua franquia. Estão no seu cerne todos os dias, cumprindo essencialmente as funções de proprietário e gerente. No entanto, os multifranqueados estão frequentemente menos envolvidos nas operações quotidianas e, em vez disso, delegam gestores e pessoal experiente para lidar com estas tarefas mais operacionais. Obviamente, continuarão a estar envolvidos no negócio a tempo inteiro, mas estes proprietários estão mais concentrados na gestão e procura de otimização e sinergias em todos os seus centros.

 

Benefícios da multifranchising

Embora seja verdade que mais sítios significam mais responsabilidades, a maioria dos proprietários multifranquia afirma que é uma excelente forma de fazer crescer o seu negócio. Há uma série de benefícios económicos e de eficiência, particularmente quando as empresas provêm do mesmo mercado.

Embora as receitas variem por tamanho e tipo de localização, possuir múltiplas localizações proporciona a oportunidade de maximizar os lucros e gerar um fluxo de receitas mais lucrativo e rentável. Para além do aumento do volume de negócios, os multifranqueados têm também a oportunidade de realizar benefícios financeiros significativos como resultado da obtenção de maiores eficiências operacionais. Despesas materiais tais como licenças, equipamento ou fornecimentos, bem como responsabilidades internas tais como contabilidade ou gestão de recursos humanos são divididas entre os diferentes locais, resultando em custos mais baixos devido a economias de escala. Além disso, os proprietários de várias franquias na mesma província ou área também podem beneficiar dos esforços e investimentos de marketing e comunicação.

Por outro lado, uma clara vantagem de possuir mais do que um centro é o controlo territorial. À medida que o empresário adquire novos centros, adquire também o direito de explorar mais território, pelo que o volume de clientes aumenta, resultando em ainda mais volume de negócios e, acima de tudo, numa maior sinergia custo-benefício.

Finalmente, outra condição vantajosa de multifranchising é a otimização do risco. Um efeito fácil de compreender: quanto maior for o volume de negócios, maior será a consistência. Quanto maior for a consistência, melhor será a otimização dos processos, resultando em menores custos e, consequentemente, menor risco.

Em suma, tornar-se um multi-franqueado requer um nível de investimento mais elevado, proporcionando ao mesmo tempo mais estabilidade e uma maior probabilidade de sucesso profissional, uma vez que o crescimento não depende do desempenho de um único centro, assim como a divisão dos custos fixos entre mais unidades.

 

Quais são os benefícios da multifranquia?

Para além de beneficiar os franchisados, o multifranchising também beneficia a empresa. A empresa cresce em volume de negócios e expansão, assim como ganha maior segurança e estabilidade.

Na Mail Boxes Etc. sabemos que este é o caso e é por isso que oferecemos vários benefícios para encorajar a aquisição de mais do que um centro:

  • Possibilidade de financiamento da taxa de filiação na franquia: No caso de franquia múltipla, aplicamos um desconto de 45%. Além disso, terá um acesso ainda mais fácil ao financiamento através dos vários bancos com os quais temos acordos com condições especiais.
  • Com apenas 20% das ações num centro, já consideramos o empresário um Multifranchisado. No caso de um franqueado ter um empregado, conhecido, familiar ou amigo interessado em iniciar a MBE, ambos os parceiros beneficiarão das condições multifranqueado.
  • Redução do Fundo Nacional dos Meios de Comunicação Social (FNM): A fim de permanecer líder no sector, a Mail Boxes Etc. reinveste 2,5% do volume de negócios para fins de marketing e comunicação. Para os multifranqueados, esta percentagem é reduzida à medida que o seu volume de negócios cresce.
  • 50% de redução no custo da formação
  • 100% do custo de toda a infra-estrutura tecnológica das Mail Boxes Etc.

Todas estas vantagens acrescentadas às existentes quando se abre um primeiro centro de Mail Boxes Etc., tais como o aluguer, tornam-no uma excelente oportunidade para alcançar o sucesso empresarial.

Se estiver interessado em iniciar um negócio connosco, quer uma ou mais franquias, inscreva-se através do questionário seguinte, o gestor de desenvolvimento de negócios entrará em contacto consigo. Explicará em detalhe o modelo de negócio e as suas condições para que o possa avaliar, bem como resolver todas as suas dúvidas.

Por outro lado, também pode obter informações através dos nossos webinars: reuniões específicas onde especialistas da franquia explicarão tudo o que precisa de saber sobre como iniciar um negócio com Mail Boxes Etc. Verifique o calendário abaixo: https://www.mbe-franchising.pt/pt/eventos

 

 ABRA SUA PRÓPRIA FRANQUIA

É provável que quando um Millennial ouve a palavra “franchise”, pense num modelo de negócio apenas adequado a empresários experientes ou mesmo a um Millennial mais antigo que já tenha alcançado sucesso e que apenas queira continuar a expandir o seu negócio. E não é esse o caso, uma vez que um Millennial que tenha um espírito empreendedor, abrir uma franquia pode ser uma excelente forma de dar o salto para a propriedade do negócio.

Quem são os Millennials?

Os Millennials são a geração nascida entre 1981-1996. Também chamados geração Z, nasceram no meio da transição digital (da TV para os jogos de vídeo para a Internet). Possuem muitas características que os tornam não só excelentes empregados mas também empresários ideais:

  • Curiosidade: Estão ansiosos por aprender e desfrutar de novas experiências.

  • Altamente consciente socialmente: Com um desejo fervoroso de contribuir para uma mudança social positiva.

  • Financeiramente cautelosos: Preferem decisões financeiras que resultem na manutenção da estabilidade em vez de ganhos a curto prazo.

  • Conhecedores da tecnologia: Têm um forte apetite e curiosidade pelos avanços da tecnologia e pela adaptação da tecnologia.

  • Colaboradores: Preferem o trabalho em equipa ao trabalho individual.

  • Mentalidade empreendedora

Os Millennials são atualmente a geração mais poderosa em termos de mão-de-obra em Portugal. Eles têm uma mente muito sonhadora e ativa, razão pela qual o empreendedorismo é um dos objetivos desta geração. De acordo com a revista Forbes, 72% da geração “Z” gostaria de ser o seu próprio chefe. Além disso, 74% querem horários de trabalho flexíveis e 88% reconhecem uma integração “vida profissional”, por outras palavras, sentem que o trabalho é um modo de vida. 

De facto, algumas das empresas mais bem sucedidas de hoje são propriedade ou geridas por “Millennipreneurs”, a nova geração de empresários com menos de 35 anos (Facebook ou Wallapop são exemplos claros disto). Na mesma linha, de acordo com um relatório Sage, 62% dos Millennials acreditam que serão empresários de sucesso.

Mas não é apenas a atitude que é necessária para o empreendedorismo, existem muitos outros fatores essenciais para o sucesso: experiência empresarial, familiaridade com os sistemas e software da empresa em questão, uma rede de apoio para fornecer formação e orientação e know-how, entre outros. É aqui que uma franquia pode ajudar a colmatar essa lacuna e proporcionar a oportunidade de entrar no negócio por si próprio, mas sem estar sozinho.

Mas… o que é um franchising?

Caso não conheça a teoria, num acordo de franquia comercial, o franqueado paga um montante inicial e royalties periódicos em troca do direito de vender os produtos ou serviços do franqueador que se provou serem bem sucedidos, bem como ser autorizado a utilizar o seu sistema de “fazer negócios” (o precioso know-how), e tudo isto enquanto recebe formação, orientação e apoio contínuo. A abertura de uma franquia permite também começar com as vantagens de uma marca já estabelecida no mercado (reputação da marca, acordos estratégicos, apoio, controlo de crises…). Por exemplo, a Mail Boxes Etc. é uma marca com mais de 40 anos de experiência e uma presença em mais de 50 países. Oferece uma lista de serviços especializados baseados na experiência, garantindo sempre a solução certa para as necessidades dos clientes e gerando estabilidade em benefício dos franchisados.

Quais são os benefícios de abrir uma franquia?

Há muitas razões para abrir uma franquia. Algumas delas estão listadas abaixo:

  • A independência de possuir o seu próprio negócio, mas sempre com o apoio de uma rede de profissionais.
  • A experiência não é um imperativo, os franchisadores fornecem formação e apoio contínuo para o empresário se desenvolver dentro do seu modelo de negócio. No caso de Mail Boxes Etc. oferecemos formação em sala de aula e online numa base contínua para que o franchisado compreenda e implemente com sucesso o modelo de negócio.
  • Iniciar um negócio tem as suas dificuldades, mas como regra geral, as franquias tendem a ter uma taxa de sucesso mais elevada do que os novos negócios. Sem ir mais longe, as caixas postais, etc., têm uma taxa de crescimento anual de mais de 10% do volume de negócios e os nossos novos franchisados levam em média 1 ano a atingir o ponto de equilíbrio. 
  • Poupança de custos em comparação com os negócios por conta própria. Graças a economias de escala, acordos exclusivos com fornecedores e otimização dos diferentes processos, as franquias gozam desta vantagem que facilita tanto o investimento inicial como o desenvolvimento sustentável do negócio. Mail Boxes Etc., para além de ter acordos com os principais fornecedores do sector a nível europeu, oferece ajuda quando se trata de financiar o negócio, o que torna ainda mais fácil o seu arranque.
  • As franquias bem sucedidas têm uma reputação, gestão e modelos empresariais comprovados, muitos dos atributos que seriam muito difíceis de obter para um empresário independente. Por exemplo, Mail Boxes etc. tem acordos estratégicos com líderes industriais que garantem a sustentabilidade da grande dimensão da rede global (conta com, 13 em Portugal, e mais de 245 centros em Espanha +2800 centros em todo o mundo).

Quais são os benefícios do franchising para um Millenial?

Para além das vantagens gerais, os Millennials têm o bónus adicional de:

  • Como têm mais tempo e atenção para se dedicarem ao negócio, é muito fácil para eles aumentar o volume de negócios e torná-lo rentável a curto prazo. No entanto, para aqueles que não podem investir mais tempo devido a compromissos familiares ou outras razões, o franchising também permite horários flexíveis, uma vez que pode definir as suas próprias horas ou contratar um novo empregado.
  • As empresas de franchising precisam de se adaptar às novas tendências e poder contar com empresários com uma mentalidade mais fresca facilita essa tarefa. Esta é uma vantagem definitiva sobre o empresário mais velho, que pode ter dificuldade em falar na “língua de hoje”. Mail Boxes Etc, e os seus serviços de comércio eletrónico, é um grande exemplo de como uma Millennial pode explorar um negócio em expansão e ajudar outras empresas a crescer e a adaptar-se.  
  • A visão fresca e moderna de Millennials pode insuflar nova vida a um negócio. Os Millennials mostraram que não têm medo de abandonar o status quo e tentar coisas novas.
  • A oportunidade de alcançar as suas aspirações de carreira através da aprendizagem e crescimento dentro de um sistema empresarial comprovado, fornecendo formação, apoio e orientação extensivos.

Em suma, é um Win-win para os Millennials

Em suma, há benefícios tanto para o franqueador como para o franchisado. Os franchisados ganham ao serem capazes de construir um futuro gratificante fora dos limites de uma carreira convencional e os franchisadores ganham ao ganharem novas perspetivas sobre como podem tornar os seus produtos e serviços mais atrativos para a maior geração do mercado. 
Embora para o franchisado, como qualquer outro empresário, o sucesso nunca seja garantido e os princípios básicos de boa gestão empresarial, tais como disciplina, trabalho árduo, dedicação e compromisso, continuem a ser cruciais, o modelo empresarial de franchising tem a virtude de mitigar o risco de empreendedorismo. Além disso, para os empresários Millennial, que em média tendem a ter uma capacidade financeira inferior à de um investidor mais velho, iniciar um novo negócio pode ser menos arriscado do que abrir uma franquia.
Por todas estas razões, oferecemos condições especiais aos Millennials (com menos de 35 anos) que queiram iniciar uma franquia Mail Boxes Etc., porque sabemos que juntos cresceremos e ultrapassaremos os objetivos atuais e futuros. Se estiver interessado em receber mais informações, siga este link: 

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Uma atividade empresarial que oferece inúmeras vantagens para aqueles que querem iniciar um negócio

Iniciar um negócio por conta própria requer planeamento cuidadoso e estratégia de produto, bem como capital para investir.

 

O Franchising representa uma solução ótima para quem procura tornar-se independente: internacionalmente, é um modelo que está a ganhar popularidade. Tornou-se um instrumento cada vez mais competitivo na cena económica para promover produtos e serviços através de uma nova fórmula estandardizada. Mas porquê escolher o franchising para iniciar um negócio? Vamos descobrir juntos porque é conveniente abrir um negócio de franchising.

Vantagens do franchising

Ao analisar os principais indicadores e tendências emergentes, fica claro que o franchising representa hoje cada vez mais um motor de emprego e uma oportunidade única para promover com sucesso um novo negócio. É um sistema de distribuição eficiente, que oferece aos pequenos empresários a oportunidade de serem competitivos e prosperarem graças às economias de escala das grandes empresas, combinado com o empenho do empresário individual.

  • Empreendedorismo sob um sistema experimentado e testado.
  • Tem antecipadamente uma imagem clara e detalhada dos principais riscos comerciais.

A abertura de um negócio de franquia oferece inúmeras vantagens, sendo as principais as:

  1. Reputação da marca. Abrir uma loja de franquia equivale essencialmente a alargar a presença de um negócio bem sucedido e estabelecido, seguindo os padrões da empresa-mãe. Afiliar-se a uma marca já conhecida e, portanto, apreciada pelos consumidores, oferece a oportunidade de alavancar a reputação da empresa desde o início do negócio, entrando num sistema empresarial já comprovado.
  2. Gestão simplificada. A adesão implica também uma gestão simplificada da empresa, onde é possível receber apoio constante e formação contínua. Ser parte de um sistema que funciona bem pode fazer toda a diferença no crescimento do seu negócio..
  3. Custos Reduzidos. Não há custos de publicidade ou custos relacionados com a compra de mobiliário e equipamento: ao aderir ao sistema pode poupar nos custos de organização, que teria de suportar se pretendesse iniciar um negócio a partir do zero.
  4. Risco baixo. Custos reduzidos e riscos controlados: a escolha de uma franquia também lhe permite avaliar desde o início, as principais dificuldades que o negócio pode ter conhecido por outros empresários, bem como os possíveis obstáculos que pode enfrentar ao longo do caminho. Poder ter uma imagem clara e detalhada dos principais riscos do negócio de antemão permite-lhe iniciar o novo negócio com os conhecimentos certos para enfrentar quaisquer possíveis problemas futuros.
  5. Fácil acesso ao crédito. Aqueles que iniciam este tipo de negócio podem usufruir de um acesso mais fácil ao crédito: de facto, é mais provável que assinem acordos vantajosos com instituições de crédito e obtenham mais facilmente os fundos necessários para iniciar o novo negócio.

 

A franquia Mail Boxes Etc. projeta-o num sector dinâmico com grande potencial, tal como a logística e o comércio eletrónico.

Para aumentar as hipóteses de sucesso do seu projeto empresarial, confie numa marca já provada: MBE oferece um formato vencedor e único que lhe permite fazer parte de uma rede de 2800 Centros de Serviços em todo o mundo.

Os serviços de logística e comunicação oferecidos por uma franquia Mail Boxes Etc. permitem aos futuros empresários otimizar o seu tempo pessoal e de trabalho e beneficiar do sucesso de outros empresários: uma rede internacional estabelecida que lhe oferece várias ferramentas empresariais e uma vasta gama de serviços que ajudam as empresas locais e os residentes a resolver os desafios diários.

Comece o seu negócio com a MBE, junte-se a nós.

 

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Como inovar e mudar os percursos profissionais

Começar do zero e reinventar a sua carreira pode parecer assustador na idade adulta, mas cada vez mais pessoas estão a optar por fazê-lo nos seus 40 e 50 anos.

 

Enfrentar uma mudança tão radical e encontrar a coragem de voltar ao bom caminho pode muitas vezes ser a melhor opção para sair de uma situação de carreira insatisfatória ou adquirir novas competências.

De acordo com um estudo do American Institute for Economic Research (AIER), cerca de 82% dos adultos com 47 anos ou mais que enveredaram por uma nova carreira após 45 anos foram bem sucedidos.

No entanto, mudar de emprego aos 40 anos ainda é intimidante para aqueles que pensam que não estão à altura da tarefa e não vêm novas oportunidades. O maior obstáculo é muitas vezes uma atitude negativa e o medo de não serem capazes de o fazer por si próprios, ou de serem forçados a considerar posições que possam ser menos bem pagas.

Então como pode mudar a sua perspetiva para se reinventar no trabalho?

Aqui estão algumas oportunidades interessantes e opções válidas que pode considerar para se desafiar em novos contextos profissionais.

  • 82% dos adultos que enveredaram por uma nova carreira após os 45 anos de idade foram bem sucedidos.
  • A análise das tendências e desenvolvimentos do mercado é essencial para encontrar um novo emprego.

Oportunidades de negócio para mudar de emprego aos 40 anos

O primeiro passo para mudar de emprego é ter uma ideia precisa das suas competências mas sobretudo das oportunidades do mercado: planear e analisar tendências e desenvolvimentos futuros no seu sector é essencial para encontrar um novo emprego gratificante ou iniciar um novo negócio.

As pessoas que se propõem mudar de emprego na casa dos 40 anos são muitas vezes motivadas pelo desejo de melhorar as suas competências e desenvolver a sua riqueza de conhecimentos e experiência, enveredando por uma nova carreira.

O trabalho por conta própria é um dos motores mais fortes para a escolha de mudar de emprego. A transição de empregado para empresário é frequentemente vista como a melhor forma de dar um salto de qualidade e construir um futuro profissional mais satisfatório.

Entre as várias oportunidades, o franchising é considerado uma das melhores formas de iniciar um novo negócio.

Fazer parte de uma grande rede internacional, mantendo-se independente em termos de gestão e planeamento, são algumas das razões para embarcar nesta carreira e aproveitar as oportunidades de um sector dinâmico em constante evolução, capaz de oferecer sempre novos estímulos e reduzir os riscos empresariais.

No entanto, é um mundo multifacetado no qual pode ser difícil encontrar o seu caminho e saber em que modelos confiar para fazer um novo negócio funcionar e ter sucesso. A melhor maneira de o fazer é descobrir quais os sectores mais rentáveis e agir no momento certo para tirar partido de novas oportunidades de mercado.

 

 

De volta ao jogo com uma franquia

Entre as oportunidades de negócio em expansão, o franchising no sector da logística assume um papel estratégico para aqueles que procuram reinventar-se na casa dos 40 anos. A globalização e a tendência para as compras online nos últimos anos tiveram impacto não só nas grandes cadeias de distribuição, mas também nos utilizadores individuais, levando a um movimento crescente de mercadorias que viajam cada vez mais rápido de um extremo do mundo para o outro.

Neste contexto, os centros de serviços franqueados a grandes empresas de logística representam um importante ponto de referência territorial capaz de captar as necessidades das empresas e de satisfazer as novas necessidades dos compradores.

Iniciar um negócio no sector da logística significa aproveitar as oportunidades de um sector dinâmico e em constante crescimento, mas sobretudo ter o apoio de uma equipa para orientar as novas atividades. Abrir um centro MBE significa fazer parte de uma rede internacional estabelecida, um sistema empresarial que funciona e que lhe permite mudar de emprego e iniciar uma carreira de sucesso sem qualquer experiência empresarial, mesmo aos 40 anos de idade.

Terá a oportunidade de se adaptar a um formato estabelecido e adquirir know-how de alto nível, graças a um percurso de formação e coaching com assistência a 360° que o ajudará a gerir um negócio de sucesso. A MBE permitir-lhe-á entrar num negócio dinâmico mantendo o seu próprio estilo de gestão, mas com o apoio de uma marca estabelecida.

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O que esperar nos próximos anos

O setor da logística regula e gere a complexa área da circulação de materiais e bens em todo o mundo. As tendências dos próximos anos representam novos desafios não só para as empresas do setor, mas também para os modelos de desenvolvimento e sustentabilidade da nossa sociedade em geral.

 

De facto, a logística sofreu uma grande transformação principalmente devido ao desenvolvimento do comércio electrónico, o que levou o sector a ter de lidar com um volume de mercadorias cada vez maior num espaço de tempo muito curto. Neste cenário, a logística tem desempenhado um papel fundamental na intercepção das necessidades dos utilizadores e do potencial de um sector em expansão para criar uma vasta rede de serviços de apoio a toda a indústria. Um relatório recente da empresa britânica Transport Intelligence sobre números logísticos estima que o valor global do sector atingiu mais de 5.000 biliões de euros em 2020 e estima que em 2024 verá um crescimento médio de cerca de 5% por ano. Para fazer face a estes números, os profissionais empregados nas tarefas de planeamento e distribuição de bens são agora apoiados por sistemas de IA e automação cada vez mais complexos, sem perder de vista as obrigações de salvaguarda do ecossistema. Vamos analisar mais de perto as principais tendências logísticas que irão caracterizar o sector nos próximos anos.

Logística e comércio eletrónico

Desde o ano passado, as cadeias retalhistas tiveram de lidar com um aumento significativo de encomendas em linha e as empresas que procuraram optimizar os seus sistemas de vendas com um serviço de entrega rápido e eficiente conseguiram desenvolver o seu próprio negócio mais rapidamente. Um estudo de 2017 conduzido pela Geodis, revelou que 57% dos empresários inquiridos acreditavam que o aumento do volume de negócios das suas empresas se devia às vantagens oferecidas pela eficiência das cadeias de abastecimento. Dados estes dados, é fácil compreender como o desenvolvimento do sector ligado à venda de bens em linha depende da sinergia entre empresas e actividades de serviços de entrega, com perspectivas de desenvolvimento significativas para ambos os setores.

Vantagens da Inteligência Artificial Aplicada à Logística

Nos últimos anos, o sector tem vindo a evoluir graças à combinação de sistemas inovadores de automatização de cadeias, capazes de optimizar os processos de triagem e entrega de mercadorias através de algoritmos sofisticados, com economias consideráveis em tempo e recursos. Não menos importante a este respeito é a redução do risco associado ao erro humano: a inteligência artificial desempenhará um papel fundamental no desenvolvimento do sector nos próximos anos. Também importante é a utilização de Machine Learning, ou seja, máquinas capazes de aprender automaticamente as operações que devem realizar e capazes de adquirir autonomia na tomada de decisões. Desta forma, as cadeias de abastecimento poderão em breve melhorar a precisão das previsões em 10-20%, reduzir os custos em 5% e aumentar as receitas em cerca de 2-3%.

  • O valor global do sector é superior a 5 biliões de euros.
  • As empresas logísticas puderam desempenhar um papel fundamental no crescimento nacional e internacional.

Empresas mais ágeis e flexíveis no futuro da logística

Outro ponto fundamental sobre a evolução das empresas está relacionado com o tema da melhoria e optimização das actividades, ou seja, a necessidade de estruturas mais ágeis e flexíveis capazes de assimilar as mudanças e as necessidades do mercado e de suportar o seu impacto. 19,7% dos executivos que trabalham em cadeias de abastecimento identificam a racionalização dos procedimentos e a flexibilidade das estruturas da empresa como os principais pontos de viragem para alcançar elevados níveis de eficiência num curto espaço de tempo. Neste sentido, uma solução parece ser a possibilidade de alcançar acordos com empresários locais para encorajar a abertura de franquias dedicadas à logística, capazes de personalizar os serviços e de criar uma rede de distribuição capaz de se adaptar às necessidades da área local.

Franchising no sector da logística, entre um papel estratégico e uma oportunidade de negócio

​Num mundo globalizado fortemente orientado para as compras online, as trocas comerciais envolvem agora não só grandes cadeias mas também compradores individuais. As mercadorias viajam a taxas e volumes cada vez maiores, em contextos e áreas muito diferentes umas das outras, tanto geográfica como politicamente. Os centros de serviços afiliados a grandes empresas de logística puderam desempenhar um papel fundamental no crescimento dos mercados nacionais e internacionais, interceptando as necessidades dos clientes, pequenas e médias empresas, e actuando como ponto de referência para o território em que operam. Além disso, o franchising representa também uma oportunidade interessante para os empresários locais que querem fazer parte do processo de crescimento e desenvolvimento do sector como protagonistas. De facto, tornar-se um ponto de referência para as cadeias de distribuição significa a possibilidade de iniciar o próprio negócio com o apoio das equipas de consultoria dos grandes grupos, capazes de orientar as novas actividades com campanhas de marketing, programas de formação e apoio numa relação de colaboração que beneficie ambas as partes.

Sustentabilidade e cuidado com o ambiente

Entre as principais tendências logísticas para os próximos anos, destaca-se a eco-sustentabilidade. De facto, os milhões de toneladas de mercadorias que viajam de um extremo ao outro do mundo têm um grande impacto sobre o ambiente. Por esta razão, na luta para alcançar o objectivo de Zero Emissões até 2050, as empresas do sector desempenham um papel essencial. Um relatório recente do Boston Consulting Group também destaca como 70% dos consumidores estão dispostos a pagar até 5% mais pelos seus produtos, desde que estes sejam feitos utilizando embalagens e métodos sustentáveis. O desafio do futuro é optimizar o transporte e os recursos, criando uma rede de distribuição cada vez mais ampla que responda às necessidades dos contextos locais. A MBE está portanto ao lado daqueles que querem aproveitar esta oportunidade e iniciar um novo negócio abrindo uma franquia no sector da logística, beneficiando do apoio de uma equipa de peritos e do potencial de um mercado global em rápido crescimento.

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Tudo o que precisa de saber sobre o mundo do franchising

Para além de ser uma oportunidade de emprego válida, o franchising representa hoje uma oportunidade de investimento, especialmente para aqueles que procuram estabelecer-se por conta própria e iniciar uma parceria eficaz.

 

Se está a pensar em expandir o seu negócio ou está à procura de um parceiro para expandir os seus serviços, o franchising pode ser a resposta ideal. No entanto, antes de iniciar o seu projecto, é importante que conheça todas as facetas deste tipo de negócio a fim de se preparar e ser capaz de iniciar o seu novo negócio com discernimento e consciência.

O que é e como funciona o franchising

O termo franquia refere-se a uma parceria empresarial que envolve a colaboração entre empresários, destinada à produção ou distribuição de bens ou serviços. Definida como um acordo entre duas partes, é uma parceria que pode ser iniciada com uma marca para obter apoio na fase de arranque de um novo negócio. Este último método é particularmente útil para construir a reputação de uma marca estabelecida: é uma relação baseada em honorários e benefícios, na qual, através de um contrato, a empresa- mãe concede ao franqueador o direito de vender bens ou serviços da sua propriedade e, ao mesmo tempo, oferece assistência técnica e uma metodologia de trabalho consolidada.

  • O termo franquia refere-se a uma filiação comercial que envolve uma parceria entre empresários.
  • Cada questão é independente da outra, tanto de um ponto de vista económico como jurídico.

Como em qualquer acordo comercial, a peculiaridade do franchising é que se trata de uma relação de parceria em que cada entidade é independente da outra, tanto económica como juridicamente: este tipo particular de parceria garante um risco comercial mínimo e favorece a possibilidade de obter lucros num período de tempo particularmente curto, graças sobretudo ao aconselhamento contínuo e aos conhecimentos e competências transferidos da empresa para o afiliado. Mas como é que o franchising funciona exactamente? Para o compreender, é necessário conhecer as diferentes formas sob as quais ele existe:

  • Franchise Industrial. Este é um contrato bastante comum no sector da restauração, em que a empresa-mãe não só transfere a licença e a marca, mas também as técnicas e tecnologias de produção. Basicamente, o franchisado é identificado com uma empresa que produz os produtos e os distribui através de uma rede de associados.
  • Franchise de distribuição. Neste caso, para além de receber o know-how e as técnicas comerciais da empresa-mãe, para vender os produtos no mercado, o afiliado terá de pagar à empresa-mãe uma taxa única, denominada taxa de entrada, taxa periódica ou royalty.
  • Franchise de Serviço. Este tipo de contrato já não trata de produtos mas sim da promoção de serviços, por exemplo no sector das agências de viagens.

Em termos de modelos organizacionais, é possível dividi-los em:

  • Direto. Este é um tipo de contrato que prevê a entrada direta num mercado estrangeiro de um ou mais operadores locais interessados em consolidar os seus negócios num determinado país, onde a marca da empresa é conhecida.
  • Indirecto. Este é um tipo de contrato em que a empresa envolve um terceiro parceiro com capital que assume as responsabilidades e os riscos financeiros da colaboração. Este pode ser o caso de empresas interessadas em exportar para países muito diferentes de um ponto de vista cultural e com dificuldades particulares de distribuição. Por conseguinte, é essencialmente um contrato lucrativo para ambas as partes, uma vez que o franqueador tem a oportunidade de expandir a sua rede comercial e aumentar a identidade da marca sem gerir pessoalmente a gestão física das lojas individuais, assumindo ao mesmo tempo parte dos custos. Por outro lado, a filial conta com um sistema já comprovado no mercado, reduzindo assim os riscos associados a um negócio recém-criado sem necessidade de ter experiência consolidada no sector. Mas agora que sabemos como funciona o franchising e as suas vantagens, resta esclarecer um último ponto: quais são os custos envolvidos?

Os custos necessários para abrir uma franquia

O apoio aos Franchisados inclui uma grande variedade de aspectos: até agora falamos de burocracia, onde a transferência de competências e bens requer de alguma forma o cumprimento de regras operacionais e modelos de gestão e produção, que provavelmente foram estabelecidos nas fases anteriores. Contudo, a nível prático, é também importante avaliar o aspecto económico e os custos que o franqueado incorrerá para cumprir as regras contratuais que regem a relação. A taxa de entrada garante o direito de aderir à empresa, sendo definida e paga uma comissão no momento da assinatura do contrato de filiação. Há também um pagamento adicional de uma percentagem do volume de negócios que pode existir durante um determinado período de tempo ou, a critério da empresa, durante toda a duração da parceria. Para além do montante inicial e da taxa paga sobre os lucros, o franqueado pode ser obrigado a pagar uma taxa periódica que tem o valor de uma contribuição publicitária para os lucros realizados com campanhas de marketing realizadas pela marca, a nível nacional ou local. As várias contribuições para a possível utilização de ferramentas e equipamento ou as garantias bancárias pagas para segurar os bens são também acrescentadas aos custos.

Os Centros MBE trabalham com acordos negociados a nível internacional: fazer parte do nosso sistema de franchising permite-lhe enfrentar os desafios mais exigentes graças a um trabalho de equipa eficiente e a um apoio comercial e operacional constante. A franquia MBE inclui um programa de afiliação que fornece assistência, formação, apoio e possíveis benefícios financeiros. Ao iniciar o seu negócio com a MBE, pode fazer parte de uma rede de cerca de 2.800 centros de serviços em todo o mundo e beneficiar do sucesso de outros empresários.

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Iniciativas que apoiam o empreendedorismo das mulheres

O empreendedorismo sempre representou um duplo desafio para as mulheres: por um lado, o desafio colocado pelos mercados e pela concorrência; por outro lado, o desafio da desigualdade de género, que continua a afetar, embora em menor medida, as perspetivas e ambições de emprego daqueles que desejam criar o seu próprio negócio.

Nos últimos anos, as políticas sociais e económicas destinadas a fomentar o empreendedorismo feminino lançaram as bases para a incorporação das mulheres não só na força de trabalho das empresas, mas também em cargos de gestão e de direção. No entanto, a plena igualdade de género não foi plenamente alcançada. Segundo a OIT, a Organização Internacional do Trabalho, no seu relatório “Women in Business and Management: The business case for change”, ao ritmo actual de desenvolvimento na Europa Ocidental, a presença igual de homens e mulheres no mundo empresarial não será alcançada durante mais 61 anos. Contudo, os sinais são muito encorajadores e existem muitos sectores económicos, desde a moda à prestação de serviços, onde a tendência está a mudar. Qual é a situação atual? Quais são as oportunidades para as mulheres que aspiram a iniciar o seu próprio negócio? Vamos descobrir em conjunto, analisando os dados e as oportunidades.

  • Apenas 21,7% das empresas inquiridas têm um conselho de administração presidido por mulheres.
  • Mais de 60,2% das empresas que implementam medidas contra a desigualdade de género experimentam um aumento dos lucros entre 10 e 15%.

 

As estatísticas sobre o Empreendedorismo Feminino

A Europa tem atualmente uma população de aproximadamente 447 milhões de habitantes, dos quais mais de metade, 52% de acordo com o Eurostat, são mulheres. No entanto, este número não corresponde a uma presença proporcional de mulheres, nem no mundo do trabalho em geral, nem nas empresas.

O relatório da OIT apresenta estes números: menos de uma em cada três empresas é chefiada por mulheres, de acordo com um padrão em pirâmide que se torna mais pronunciado quanto mais alto for o nível, e apenas 21,7% das empresas inquiridas têm um conselho de administração chefiado por uma mulher.

No entanto, o empreendedorismo feminino e a redução da desigualdade entre os sexos demonstraram um grande potencial e um impacto positivo no desempenho das empresas nos últimos anos, também graças à implementação de iniciativas dedicadas à igualdade entre os géneros: de acordo com dados fornecidos pela OIT, mais de 60,2% das empresas que implementam medidas para combater a desigualdade entre os géneros registam um aumento dos lucros, medido em percentagens que variam entre 10 e 15%. Esta é uma figura importante que reflete, por um lado, a importância da presença das mulheres em todos os sectores e níveis do mundo do trabalho e, por outro lado, o potencial que só parcialmente é expresso pelo mundo do empreendedorismo feminino.

Mulheres e negócios: novas oportunidades e o sucesso do franchising

Os dados apresentados até agora refletem uma situação em que as mulheres são penalizadas, mas é importante notar que a tendência é positiva e está na direção de um aumento da presença de mulheres em posições-chave na empresa. As empresas reconhecem agora a necessidade de alcançar um equilíbrio de género na sua força de trabalho, uma situação que assegure um maior grau de sinergia no ambiente de trabalho. 

Além disso, algumas oportunidades estão a revelar-se particularmente favoráveis para as mulheres que aspiram a tornar-se empreendedoras. É o caso das start-ups, um modelo de negócio que apesar de ainda ter uma presença muito limitada de mulheres na Europa, está a sair-se muito bem com um número crescente de resultados, vendas ou listagens na bolsa de valores.

Entre os modelos de negócio que são cada vez mais apreciados pelas mulheres que desejam criar o seu próprio negócio está o franchising, um modelo de negócio capaz de ir além do trabalho autónomo e oferecer perspetivas de crescimento dentro de grandes grupos estruturados. De facto, esta fórmula torna possível a adesão a redes comerciais e estruturas de serviços que já estão em funcionamento e podem disponibilizar o seu know-how a novos membros e permitir o acesso a perspetivas concretas de crescimento numa relação de colaboração que deixa muito espaço para a iniciativa pessoal.

Um aspeto que parece ser relevante na escolha do franchising como modelo de negócio para as mulheres tem a ver com a necessidade de serem capazes de gerir o seu tempo e de o conciliar com as necessidades familiares: uma investigação conduzida pelo Eurostat em 2019 intitulada “A vida das mulheres e dos homens” revela que o número de cidadãos europeus que trabalham e têm um filho atinge 72% e o número aumenta em um ponto percentual quando há dois filhos. Embora seja verdade que a maternidade em algumas partes do nosso continente ainda possa parecer limitada para aqueles que aspiram a tornar-se empresários, não é menos verdade que o franchising parece oferecer uma resposta ambivalente, permitindo-lhe organizar os seus compromissos familiares e planear livremente as suas atividades de acordo com as suas necessidades e arriscar-se a defender as suas capacidades empreendedoras.

Mail Boxes Etc. é o parceiro ideal para aspirantes a franchisados que procuram investir os seus recursos e energia nos sectores da expedição, logística, comércio eletrónico, impressão e marketing para pequenas e médias empresas e profissionais individuais. A tendência logística do comércio eletrónico registou um crescimento significativo ao longo dos últimos dois anos, com volumes de expedição cada vez maiores e um enfoque crescente nos serviços personalizados. 

Com um programa de afiliação concebido para proporcionar formação, tecnologia, planeamento empresarial e apoio comercial, a franquia MBE é a solução perfeita para aqueles que querem avançar de forma independente, confiando na força e na reputação de uma marca bem estabelecida.

Torne-se parte da MBE, abra o seu próprio Centro de Serviços e junte-se à rede de empresários presentes em mais de 50 países em todo o mundo.

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