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Para qualquer empresa, estabelecer uma forte presença online, pode fazer a diferença entre chegar à maioria dos potenciais clientes ou não. No mundo das franquias acontece a mesma coisa; parte do sucesso de uma franquia está na presença online.

Não só a reputação é importante, mas também as ações que os franchisados devem tomar. Sempre com a ajuda da equipa principal, os franchisados devem criar as suas próprias estratégias para chegar aos seus clientes locais.

Dito isto, é de notar que os franqueados têm grandes vantagens em relação aos empresários independentes relativamente ao estabelecimento de uma presença online:

Ao abrir uma franquia, não só está a comprar uma marca, como também estão a ser adquiridas ferramentas e estratégias de marketing da marca para atrair e reter clientes locais na região que o futuro franchisado quer. Mail Boxes Etc. compreende como é importante para os franchisados manterem uma presença on-line abrangente, e é por isso que oferece aos proprietários uma gama de serviços de marketing e publicidade, incluindo uma forte estratégia de marketing digital.

Para ter uma ideia de como funciona, eis três componentes fundamentais que uma empresa de franchising deve cumprir:

  • Usabilidade e otimização do site central

Para os franchisados, é muito importante que a empresa de franchising tenha um website central otimizado tanto para motores de busca como para os potenciais clientes. Para isso, o website deve incluir sempre elementos técnicos de otimização do motor de busca (SEO) para ajudar a aumentar a sua visibilidade nos resultados de pesquisa dos seus potenciais clientes, principalmente no Google.

Também deve fornecer uma valiosa experiência de utilizador que facilita aos potenciais clientes encontrar a informação de que necessitam sobre os seus produtos e facilitar-lhes a comunicação com o centro franchisado que melhor se adequa às suas necessidades. É por isso que têm uma equipa técnica responsável pela monitorização e otimização do website www.mbeportugal.pt/pt garantindo constantemente  que os seus franchisados não percam potenciais clientes. Convidamo-lo a consultar o link.

  • Redes sociais

Por outro lado, outro fator muito importante é a presença nas redes sociais. Trata-se de um canal de comunicação que, a nível da empresa, facilita a comunicação com os clientes atuais e, mais importante, aproxima-o de quem poderá ser no futuro. É por isso que projetar uma boa imagem de marca no ambiente social é essencial na rede. A MBE está presente nas redes mais importantes de hoje (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube) constantemente a carregar conteúdo e a gerar interações com o nosso público, facilitando uma ligação mais estreita com eles.

  • Listagens locais: o SEO local

Outro componente que favorece a presença de rede e é particularmente fundamental para as marcas de franchising é o SEO local. Com o aumento da utilização do smartphone como principal ferramenta de navegação na internet, praticamente é indicar aos principais motores de busca (Google em particular) informações relevantes dependendo da localização geográfica do utilizador. É importante ter uma metodologia padrão para gerir com precisão e consistente estas listas locais, pois é este ponto que garante que o seu potencial cliente poderá encontrá-lo. De facto, a nomenclatura que determina o centro aberto (consistência NAP, número de consultas online, etc.) está entre os cinco principais fatores para os rankings de pesquisa local e orgânica de acordo com um inquérito de 2018 “Faz Local Search Ranking Factors”. A MBE possui isto, pelo que a cada centro é atribuído a um número de identificação e este está ligado às informações comerciais necessárias pelos motores de busca, plataformas de rede e diretórios locais para chegar a todos os consumidores locais. Um exemplo é a pesquisa de “MBE Center” no seu telemóvel, verá que os resultados são baseados na sua localização exibindo as localizações à sua volta.

  • Conclusão

Estes são alguns dos muitos aspetos a ter em conta relativamente aos meios digitais se quiser abrir uma franquia ou começar sozinho. No entanto, mesmo que exista uma forte presença online, não garantirá o sucesso de uma empresa, uma vez que depende de muitos fatores, como a tipologia dos serviços oferecidos e se se adaptam à grande transição digital que estamos a viver.

Por isso, recomendamos que leia o artigo “Valor Acrescido: O grande aliado do e-commerce”, onde é exposta a importância do valor acrescido dos serviços e especialmente, no mundo do e-commerce.

 

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