##COUNTRY##

At the moment there are no Service Centers in ##COUNTRY##.
If you are interested in opening a Center or acquiring the Licence please contact:

MBE WORLDWIDE


Voltar atrás

Quer comprar uma franquia? Coloque estas questões primeiro!

Antes de comprar uma franquia, é essencial investigar cuidadosamente todas as oportunidades oferecidas pelo mercado. Como parte do processo de aquisição de franquia, para além de várias entrevistas com o franchisador, é muito importante falar com os franchisados passados e atuais para obter informações mais concisas sobre o que realmente é possuir dentro do sistema que deseja pertencer. De qualquer forma, se não sabe por onde começar, fornecemos-lhe um pequeno guia de perguntas úteis que deve fazer a si mesmo antes de iniciar qualquer franquia.

  • 1. Que experiência ou maturidade tem a marca no mercado?

    Há empresas de franchising que gostam de ser uma marca reconhecida nacional e internacionalmente, apoiada por décadas de experiência, tanto no mercado como no mundo da franquia. Uma marca madura com um histórico de sucesso demonstrável pode ser especialmente importante se procurar estabilidade e segurança a longo prazo do seu negócio futuro. Mail Boxes etc. tem 40 anos de experiência, e mais de 1800 em mais de 53 países. Em Portugal, a rede de franchising Mail Boxes Etc. assinalou nos primeiros quatro meses do ano (2021) um crescimento na sua faturação global de 217%, o que representa o melhor início de ano de sempre. Este valor é comparado com o período de Janeiro a Abril de 2020, que por sua vez já tinha sido o melhor até à altura. Ao mesmo tempo, assinala também um crescimento de 150% no número de franchisados que compõem a rede, com uma presença nacional, do Algarve ao Minho. Este crescimento deve-se ao facto de que o sector de atividade da Mail Boxes Etc., por ser um serviço essencial, não se viu afectado pelas grandes restrições impostas, muito pelo contrário. Ao fim de 4 décadas, continua a fortalecer o crescimento; neste último ano obteve  +11% do volume de negócios face ao ano passado (um aumento de 13% face ao anterior). Ou seja, uma vez consolidado o know-how da marca, basta uma atitude empreendedora por parte do franchisado para alcançar o sucesso. 
     
  • 2. A formação inicial é providenciada?

    ​Uma boa franquia deve comprometer-se a ajudar o franchisado desde o início, sempre através das ferramentas e da formação necessárias para garantir o início com o pé direito. Mas não só a própria formação é importante, também é a qualidade e continuidade da mesma. Mail Boxes Etc. oferece desde o primeiro momento um MIX de treino tanto teórico como prático.

    A teórica, é constituída por 3 semanas e engloba a formação em áreas de management, fornecedores e venda dos diferentes serviços oferecidos, bem como o sistema de gestão informática da MBE.
    A prática, com um total de 6 semanas que se realizam num centro piloto na zona geográfica onde o novo franchisado será aberto.

    ​​​​Uma vez concluída a formação inicial, o franchisado tem, para além de ter acesso a uma plataforma onde são ensinados os cursos-chave para continuar a melhorar. Existe uma equipa que continuará a supervisionar a sua atividade até que se considere que já domina o negócio em todos os âmbitos.

     
  • 3. Depois de ter realizado, que formação contínua e suplementar é oferecida?

    Muitas empresas de franchising, uma vez  que a adesão é paga e é realizada a formação, assumem que o franchisado é capaz de gerir o próprio negócio. É por isso que, para além da formação inicial, é muito importante descobrir que tipo de cultura formativa caracteriza a franquia uma vez decorrido um determinado período.  Por exemplo, Mail Boxes etc. Além de ter uma ferramenta de formação exclusiva onde são constantemente adicionadas novas técnicas e tutoriais para otimização de negócios, tem um sistema chamado "Gestão de Processos" no qual se trabalha one-to-one com os franchisados que estão em fase de crescimento, ajudando-os a consolidar esse desenvolvimento e maximizando a produtividade da sua equipa, controlando as despesas e detalhando as vendas comerciais e ações operacionais de execução dos serviços vendidos.
     
  • 4. Além do treino inicial e contínuo, existe alguma equipa central disponível para apoiar o franchisado em algum incidente?

    Como todos sabemos, iniciar um negócio é um caminho muito complexo. Obstáculos e barreiras são muitas vezes comuns. Uma boa franquia, deve disponibilizar ao franchisado uma equipa de especialistas que cuide dos interesses e segurança dos seus afiliados, ajudando a resolver quaisquer problemas que possam surgir, seja com clientes ou com fornecedores.  A MBE tem uma equipa central composta por vários especialistas em tecnologia, nas relações com fornecedores, no marketing, no atendimento ao cliente, na construção e conceção do ponto de venda... Tudo o que precisar para ajudar o franchisado e a não ficar sozinho na aventura que é empreender.
     
  • 5. Que tipo de marketing, publicidade e promoção oferece?

    Embora se possa esperar um bom marketing e publicidade de uma empresa de renome, este nem sempre acontece. O plano de comunicação pode variar muito por empresa, tanto a nível da marca como ao nível da franquia. Há casos em que a empresa está muito empenhada em manter o valor da sua marca, mas por sua vez não promove os seus franchisados localmente. Ou, pelo contrário, depois de terem uma certa reputação e um grande número de franchisados, deixam de investir o suficiente em marketing e publicidade perdendo, a longo prazo, a sua posição no mercado, passando depois para os seus franchisados. É por isso que é necessário descobrir que ações a empresa toma tanto a nível global como local. No caso dos Mail Boxes Etc. realizar várias ações em eventos de alto impacto, tem também uma estratégia digital muito bem estruturada que inclui desde posicionar todos os centros nos principais motores de busca e dar-lhes presença nas principais redes sociais, até à criação de um micro-site para os seus franchisados, entre muitas outras ações.
     
  • 6. O ponto de equilíbrio, quanto tempo leva o franchisado a alcançá-lo?

    Numa franquia, além de royalties, existem muitas variantes que dependem do candidato e que podem alterar o investimento total de uma franquia. Mas o que, obviamente, como em qualquer negócio, é fundamental para ter capital operacional suficiente para apoiar o negócio até que seja equilibrado. Por conseguinte, devemos sempre perguntar quanto tempo normalmente os franchisados da rede demoram a ser rentáveis, para evitar a falência ou o endividamento excessivo. No caso do MBE, estudamos cada caso em particular e fazemos uma conta operacional juntamente com o candidato para determinar o ponto de rutura. Mas, em média, um franchisado atinge o ponto de equilíbrio entre os 12 e os 14 meses. Por isso, exigimos que todos os candidatos tenham pelo menos 25 mil euros para fazer face à primeira fase do negócio.
  • 7. Oferece financiamento, incentivos ou ofertas?

    É inegável que os custos associados à abertura de uma franquia são um fator a ter na ponderação de diferentes opções. Alguns franchisados têm opções de financiamento para os seus franchisados, outros oferecem também a possibilidade de arrendar para os ativos da empresa, uma opção necessária especialmente para franquias que requerem máquinas tecnológicas sujeitas a depreciações e amortizações. Outros oferecem incentivos especiais para deficientes ou outras minorias, tais como descontos na taxa de franquia ou outros descontos. Em suma, cada franqueador oferecerá facilidades para promover a adesão do candidato. Um conselho é estudá-lo muito bem tendo sempre em conta o ponto anterior (o ponto de equilíbrio) e ser assim capaz de garantir a viabilidade do negócio; muitas empresas parecem apelativas a priori, mas os números devem ser bem contabilizados para evitar a falência do negócio. É por isso que, da MBE e por ser um negócio comprovado, chegou a vários acordos de financiamento para o investimento com os principais bancos de excelentes condições, nomeadamente com o Millennium BCP e BPI, para além de oferecer um renting que, através de uma quota, o franchisado se esquece da compra, manutenção e renovação das máquinas necessárias.

 

Desde Mail Boxes Etc, sabemos perfeitamente como é delicado iniciar um negócio e esperamos que estas questões esclareçam as diferentes dúvidas que muitas vezes surgem durante o processo.

Se quiser mais informações sobre como empreender com Mail Boxes etc. basta preencher o seguinte formulário e entrarão em contacto consigo o mais rapidamente possível.

 

 ABRA A SUA PRÓPRIA FRANQUIA

Contactamo-lo
para lhe explicar como é fácil entrar na MBE

* Campos obrigatórios

Podemos conhecer melhor o seu perfil, se pretender pode enviar-nos o seu CV.

Aceito o tratamento dos meus dados pessoais ao Responsável pelo tratamento de dados (MBE SPAIN 2000 S.L.) para fins de marketing, tal como se especifica na mencionada política de privacidade.

MBE SPAIN 2000 S.L.. • Gran Via de les Corts Catalanes 129-131 planta 12 • 08014 Barcelona (Espanha) • Tel. +34 933 624 730 • Fax +34 933 624 731• mbe@mbe.es
Os Centros MBE são geridos por franqueados, empresários independentes, que trabalham sob a marca MBE com um contrato de franquia. Através da sua rede de negócios em franquia, a Mail Boxes Etc. oferece serviços de apoio às empresas e particulares. Os principais serviços que oferece são, por um lado, de logística e envios, prestados graças aos acordos de que beneficiam os franqueados, assinados entre a MBE e as principais empresas de entregas nacionais e internacionais. Por outro lado, oferece serviços de design e impressão, realizados tanto directamente como através de acordos com grandes centros de reprografia. A promoção dos serviços MBE para empresas e particulares acontece graças à actividade comercial do franqueado MBE, tanto dentro como fora do ponto de venda (farming). O farming, específicamente, representa uma obrigação contratual de todos os franqueados. A Mail Boxes Etc. e a MBE são marcas registadas e utilizadas por concessão da MBE Worldwide S.p.A. (todos os direitos reservados). Nem todos os serviços e produtos oferecidos pela MBE estão disponíveis em cada ponto de venda. O material disponível nesta página, a informação e dados que dela constam não podem ser copiados, distribuídos, modificados, novamente publicados, reproduzidos, descarregados ou transmitidos a terceiros por qualquer meio, sem o consentimento prévio por escrito da MBE Spain 2000, SL. Não aceitamos qualquer responsabilidade no que diz respeito à utilização do material, informação e/ou dados não autorizados contidos nesta página.