##COUNTRY##

At the moment there are no Service Centers in ##COUNTRY##.
If you are interested in opening a Center or acquiring the Licence please contact:

MBE WORLDWIDE


Voltar atrás

6 conselhos para começar uma franquia com a sua família

Abrir uma franquia com a família pode ser gratificante e desafiante. Aqui estão 6 conselhos para ajudar na gestão de um negócio familiar com harmonia.

Trabalhar em conjunto para desenvolver um negócio familiar e passá-lo para as gerações futuras pode ser um objetivo emocionante e gratificante. Entre as várias vantagens de gerir um negócio familiar destaca-se o acesso ao capital humano sob a forma de membros familiares, o  que garante um maior interesse pessoal no sucesso do negócio. Os valores partilhados e a confiança são um dos pilares para o trabalho bem sucedido e com a família isso é conseguido de forma mais natural e orgânica. No entanto, o equilíbrio de um negócio dentro da dinâmica familiar traz os seus desafios. Tudo depende de como é gerido desde o início. Por isso, se está a pensar em abrir uma franquia com a sua família, tenha em conta estes conselhos.

començar franquia familia

Coloque tudo por escrito.

Documente cada contrato ou acordo por escrito. É comum que os membros da família se envolvam no negócio sem primeiro desenvolverem um plano formal que exponha o que cada uma das empresas vai receber. Confiar estritamente em acordos verbais ou resolver diferentes situações em qualquer lugar, pode levar a futuros conflitos ou mal-entendidos.

Mas como pode fazê-lo? Em primeiro lugar, descreva claramente o que é exigido a cada um em termos de tarefas, descrição do trabalho, procedimentos operacionais, propriedade, indemnização, benefícios, vantagens (se houver) e outras questões associadas à participação empresarial. É provável que surjam divergências, mas deixar tudo por escrito ajudará bastante a resolver estes litígios.

Também é importante elaborar um plano de sucessão que especifique quando e como a empresa irá passar para a próxima geração, por qualquer razão. O plano deve fornecer recursos financeiros aos novos proprietários, estabelecer um plano de formação para uma nova gestão e especificar qual o papel (se aplicável) que o ex-gestor continuará a desempenhar. É aconselhável procurar aconselhamento profissional fora do entorno familiar, tal como, um advogado e um contabilista que garanta a transferência sem problemas.

Defina tarefas com critérios

Evite a situação de atribuir a um familiar um emprego "por simpatia" e defina os critérios da posição com muita antecedência. Como em qualquer outro trabalho, deve basear-se sempre nas qualidades e benefícios que cada colaborador pode trazer para a empresa, pelo que deve ter em conta os requisitos como experiência prévia, competências desejadas e educação ou competência técnica e, em seguida, compare com os seus colaboradores.

Desenvolver um plano de gestão ajuda a avaliar as competências da sua equipa. Defina a hierarquia que limita a responsabilidade dos trabalhadores com base no desempenho, minimizando assim as perceções de favoritismo para com os membros da família.

Uma vez criado o plano de gestão, deve ser monitorizado que cada trabalho como acordado e atribuir mais tarefas à medida que as limitações e virtudes de cada um se tornam conhecidas.

Clarifique as funções e responsabilidades

Uma vez identificados os talentos e os pontos fortes dos trabalhadores, devem ser atribuídos os papéis e responsabilidades a cada membro. Embora várias pessoas possam ser qualificadas para tarefas semelhantes, é necessário especificar como as responsabilidades serão atribuídas, ao elaborar uma clara descrição da posição evitando futuros conflitos de decisões. Para além do compromisso individual, todos os membros devem ser constantemente recordados da visão e missão do negócio.  Este último ponto despertará um ambiente de motivação e de compromisso, pois vai ajudar a que todos trabalhem em conjunto para alcançar um objetivo comum e superarem conjuntamente as eventuais diferenças que possam surgir.

Trate indistintamente os membros familiares e os não familiares

É muito importante manter o equilíbrio entre a família e a empresa, procure manter as duas áreas separadas, pois vai evitar que os problemas familiares afetem as decisões empresariais (e vice-versa), isto é fundamental.

Evite também mostrar favoritismo aos familiares sobre outros funcionários. Trate todos de forma justa e igual. Exemplos de equidade incluem horário de trabalho, aumentos salariais, promoções, elogios e críticas... devem ser tratados da mesma forma, independentemente da condição do trabalhador.


Foco na comunicação

Este é um dos pontos a ter em mente porque, embora a comunicação aberta e bidirecional seja essencial em qualquer negócio, será especialmente essencial num negócio familiar.

Não se iluda, num negócio familiar é importante falar sobre as expectativas de cada um, nem tudo é dado como certo, além disso, é claro que nem sempre concordará com as questões. No entanto, a implementação de uma comunicação aberta impedirá desde o início que os membros mantenham as suas diferenças, o que provocaria dificuldades iminentes a longo prazo. Um bom conselho é a realização de reuniões regulares para avaliar os progressos, discutir as diferenças de opiniões e resolver os litígios.

Por último, embora a comunicação seja essencial, é importante estabelecer limites. Falar 24 horas por dia, 7 dias por semana e misturar negócios com a vida pessoal pode ser muito cansativo. Limite as discussões fora do horário trabalho ou, pelo menos, guarde as mesmas para o momento certo.

Veja diferentes perspetivas

Estabeleça uma política sobre a forma como as decisões serão tomadas e oiça todas as gerações da família; os membros mais jovens da família podem ter uma visão diferente dos mais antigos, por isso, considerar outras perspetivas, ajudará a determinar uma decisão mais consensual.  Dito isto, o pensamento criativo e as ideias frescas de um membro mais jovem podem ser ignorados quando se trabalha com a família, devido ao hábito que em casa são os mais velhos que tomam as decisões.

Em conclusão, gerir um negócio com a família pode ter alguma dificuldade adicional. Mas o sucesso de um negócio familiar pode proporcionar uma oportunidade para os membros mais jovens da família ganharem experiência de trabalho para que possam criar um legado que passe de uma geração para a outra. Se está a considerar abrir uma franquia com a família, siga os passos acima para encontrar um equilíbrio adequado entre a vida pessoal e profissional.

O modelo de negócio de Mail Boxes, etc. encaixa perfeitamente com o trabalho familiar, graças à sua fácil configuração: No início da franquia, apenas são necessárias duas pessoas: uma na loja e outra responsável pela aquisição e gestão de clientes. Uma vez que o negócio cresça, podem ser incorporados novos colaboradores de acordo com as necessidades dos seus clientes: Design gráfico e impressão, embalagem, supervisão logística, desenvolvimento web... Se quiser mais informações, não hesite em contactar-nos através do seguinte formulário.

 

 ABRIR UM CENTRO MBE

Contactamo-lo
para lhe explicar como é fácil entrar na MBE

* Campos obrigatórios

Podemos conhecer melhor o seu perfil, se pretender pode enviar-nos o seu CV.

Aceito o tratamento dos meus dados pessoais ao Responsável pelo tratamento de dados (MBE SPAIN 2000 S.L.) para fins de marketing, tal como se especifica na mencionada política de privacidade.

 

MBE SPAIN 2000 S.L.. • Gran Via de les Corts Catalanes 129-131 planta 12 • 08014 Barcelona (Espanha) • Tel. +34 933 624 730 • Fax +34 933 624 731• mbe@mbe.es
Os Centros MBE são geridos por franqueados, empresários independentes, que trabalham sob a marca MBE com um contrato de franquia. Através da sua rede de negócios em franquia, a Mail Boxes Etc. oferece serviços de apoio às empresas e particulares. Os principais serviços que oferece são, por um lado, de logística e envios, prestados graças aos acordos de que beneficiam os franqueados, assinados entre a MBE e as principais empresas de entregas nacionais e internacionais. Por outro lado, oferece serviços de design e impressão, realizados tanto directamente como através de acordos com grandes centros de reprografia. A promoção dos serviços MBE para empresas e particulares acontece graças à actividade comercial do franqueado MBE, tanto dentro como fora do ponto de venda (farming). O farming, específicamente, representa uma obrigação contratual de todos os franqueados. A Mail Boxes Etc. e a MBE são marcas registadas e utilizadas por concessão da MBE Worldwide S.p.A. (todos os direitos reservados). Nem todos os serviços e produtos oferecidos pela MBE estão disponíveis em cada ponto de venda. O material disponível nesta página, a informação e dados que dela constam não podem ser copiados, distribuídos, modificados, novamente publicados, reproduzidos, descarregados ou transmitidos a terceiros por qualquer meio, sem o consentimento prévio por escrito da MBE Spain 2000, SL. Não aceitamos qualquer responsabilidade no que diz respeito à utilização do material, informação e/ou dados não autorizados contidos nesta página.