##COUNTRY##

At the moment there are no Service Centers in ##COUNTRY##.
If you are interested in opening a Center or acquiring the Licence please contact:

MBE WORLDWIDE


Back

5 mitos sobre o investimento numa franquia

Começar o seu próprio negócio, seja do zero ou a partir dum franchising, é um desafio que requer esforço, mas ao mesmo tempo é emocionante. Cada empresa tem os seus riscos e benefícios, mas existem ainda muitos mitos atribuídos à abertura de uma franquia. O que à priori pode parecer uma desvantagem, a longo prazo poderá beneficiar o seu negócio. Continue a ler se quiser saber a verdade por detrás destes 5 mitos sobre o começo duma franquia.

5 mitos franquia

Mito nº1: A localização é tudo.

Embora a abertura dum negócio num lugar movimentado e próspero possa atrair clientes mais facilmente, dependerá sempre de si que estes entrem no seu estabelecimento e mais importante ainda, que regressem.  Às vezes, uma boa localização pode compensar as más aptidões comerciais, mas nunca será um fator que gere lealdade a longo prazo. Os produtos de alta qualidade, o excelente atendimento ao cliente e um marketing inteligente e transparente são os pilares dum negócio de sucesso, onde quer que esteja. Pode ser necessário um pouco de criatividade, mas há muitas maneiras de atrair os seus potenciais clientes, seja qual for a sua localização.

Por exemplo, uma vantagem duma localização menos privilegiada é o aluguer mais barato. A redução dos custos ajuda-lhe diretamente aos seus resultados, permitindo-lhe que possa investir noutras formas de promover o seu negócio. Não existe nenhuma razão para que pense que o seu negócio está destinado a falhar só por causa da sua localização. Além disso, a MBE recomenda que a localização seja semi-centralizada, que esteja perto de empresas e que disponha de um bom acesso para entrega e recolha de encomendas. Em muitos casos, ter um aluguer mais barato é mais importante do que estar situado no centro da cidade.

Mito nº 2: Deve ser um especialista na indústria de franchising que escolheu.

Deve obter um mínimo de conhecimento geral sobre a empresa e os produtos que esta comercializa antes de abrir uma franquia, mas não é de todo necessário ser um perito na área. Se a empresa de franchising tiver experiência e estiver bem sucedida, irá oferecer-lhe um sistema de treino mais do que suficiente para que possa gerir a sua franquia sem qualquer problema. À medida que for ganhando experiência, estará mais disposto a continuar a aprender e automaticamente isso fará crescer o negócio.

Deve aproveitar para fazer parte de uma rede que o motiva e que aproveite a sua experiência anterior, apesar de não esteja inteiramente relacionada. A Mail Boxes Etc. oferece uma formação prática e teórica de 2 meses que garante que qualquer pessoa seja capaz de gerir perfeitamente um centro MBE. Embora seja necessário que possua um perfil comercial para garantir o sucesso de um centro MBE, haverá sempre soluções para rentabilizar o franchising de Mail Boxes, Etc.

Mito nº 3: É mais caro comprar um franchising do que começar o seu próprio negócio.

É verdade que num franchising deve pagar uma taxa de entrada à marca, mas tendo em conta os benefícios que obtém a partir deste investimento, será rentabilizado após alguns meses de vida do negócio.

Quando se junta a uma rede de franchising, receberá automaticamente todo o valor que a marca tem, o que pode levar meses ou até mesmo anos a obter numa empresa própria. Esse valor e a presença que a marca tem, contribui fortemente para a aquisição e o aumento da confiança dos seus futuros clientes, fazendo com que o seu portfólio aumente mais cedo e, consequentemente, rentabilizar rapidamente o investimento inicial. Além disso, também receberá o apoio de formação, orientação e marketing da equipa principal. Abrir uma franquia é uma ótima maneira de começar um negócio sozinho com menor risco do que começar uma nova marca por conta própria.

Mito nº 4: Não tem controlo sobre o seu negócio.

A franquia requer que sejam seguidos um conjunto de regras e regulamentos (mais ou menos rigorosos dependendo da franquia), para garantir a uniformidade em todos os seus estabelecimentos. Mas o estabelecimento continua a ser sempre seu. Contrata-se os colaboradores, cria-se o estabelecimento e a sua atmosfera de sucesso. Embora seja preciso seguir as diretrizes dos franchisadores, há sempre espaço para a criatividade, tal como na planificação dos seus próprios planos de fidelização de clientes, a criação de estratégias de marketing ou, por exemplo, um sistema de recompensa para os seus colaboradores mais esforçados. A maioria dos franchisadores dá aos seus franchisados alguma margem de manobra para que expressem a sua individualidade e façam do negócio o seu próprio negócio. Em suma, a empresa de franchising dá as ferramentas e o franchisado utiliza-as.

Mito nº 5: Uma franquia bem sucedida garante rentabilidade.

As diretrizes que obtém e as ferramentas que lhe são garantidas por um franchisador para ter sucesso, não significam necessariamente que terá enormes benefícios. Um negócio é um negócio e o sucesso dependerá dos seus esforços. Abrir uma franquia é uma forma inteligente de se alinhar com uma entidade estabelecida e construir o seu próprio negócio, mas não é um atalho para evitar trabalho árduo. Como em qualquer outra empresa, existem fatores fora do seu controlo que podem danificar ou impedir o sucesso de uma franquia. Embora tenha sempre o apoio do teu franchisador, iniciar uma franquia não é livre de riscos. Como por exemplo, no caso de Mail Boxes, Etc., prestamos serviços comprovados, que ajudam as PME a poupar tempo e dinheiro, mas a forma como o franchisado comercializa estes serviços, não é algo que a Mail Boxes, Etc. possa controlar. A tarefa comercial é fundamental numa franquia como a Mail Boxes, Etc.

 

Em conclusão, segue o seguinte conselho: Recolha o máximo de informação possível.

Um franchising pode ser uma ótima maneira de se envolver no mundo do negócio, mas é importante que saiba os fatores envolventes. Existem muitas oportunidades de franchising no mercado, numa ampla variedade de indústrias, a preços e riscos diferentes. É essencial recorrer a uma extensa pesquisa antes de assinar o contrato final. Assim, ao estar ciente destes mitos poderá ajudá-lo a clarificar alguns conceitos erróneos sobre as franquias e ajudá-lo a encontrar o caminho certo para o sucesso.

 

 ABRIR UM CENTRO MBE

Let us contact you
about how simple is to become a part of MBE

* Mandatory fields

If you want us to learn more about your work profile, you can upload your CV.

Aceito o tratamento dos meus dados pessoais ao Responsável pelo tratamento de dados (MBE SPAIN 2000 S.L.) para fins de marketing, tal como se especifica na mencionada política de privacidade.

 

MBE SPAIN 2000 S.L.. • Gran Via de les Corts Catalanes 129-131 planta 12 • 08014 Barcelona (Spain) • Tel. +34 933 624 730 • Fax +34 933 624 731• mbe@mbe.es
Os Centros MBE são geridos por franqueados, empresários independentes, que trabalham sob a marca MBE com um contrato de franquia. Através da sua rede de negócios em franquia, a Mail Boxes Etc. oferece serviços de apoio às empresas e particulares. Os principais serviços que oferece são, por um lado, de logística e envios, prestados graças aos acordos de que beneficiam os franqueados, assinados entre a MBE e as principais empresas de entregas nacionais e internacionais. Por outro lado, oferece serviços de design e impressão, realizados tanto directamente como através de acordos com grandes centros de reprografia. A promoção dos serviços MBE para empresas e particulares acontece graças à actividade comercial do franqueado MBE, tanto dentro como fora do ponto de venda (farming). O farming, específicamente, representa uma obrigação contratual de todos os franqueados. A Mail Boxes Etc. e a MBE são marcas registadas e utilizadas por concessão da MBE Worldwide S.p.A. (todos os direitos reservados). Nem todos os serviços e produtos oferecidos pela MBE estão disponíveis em cada ponto de venda. O material disponível nesta página, a informação e dados que dela constam não podem ser copiados, distribuídos, modificados, novamente publicados, reproduzidos, descarregados ou transmitidos a terceiros por qualquer meio, sem o consentimento prévio por escrito da MBE Spain 2000, SL. Não aceitamos qualquer responsabilidade no que diz respeito à utilização do material, informação e/ou dados não autorizados contidos nesta página.