Começar o seu próprio negócio é um desafio que, independentemente da condição económico em que vive, tem sempre um risco acrescido e, sobretudo, quando se trata de uma pandemia. Embora não haja garantia total de sucesso em qualquer Start-up. No entanto, abrir uma franquia pode ajudar a mitigar esse risco e gerar uma maior probabilidade de sobrevivência, mesmo em tempo de pandemia como o que estamos a viver. De facto, os dados recolhidos em FranchiseInsights.com demonstram um aumento de empreendedores que pretendem querer iniciar um negócio nos próximos meses. Eis alguns dos fatores que explicam porque é que algumas franquias podem tornar-se um modelo de negócio conveniente em tempos de pandemia.
Por exemplo, 150.000 empresas cederam à pandemia coronavírus e fecharam permanentemente as portas desde março. Este número não inclui as empresas de franquia, pois estas tendem a ter um melhor desempenho em comparação com as pequenas empresas independentes.
Existem vários atributos inerentes ao modelo de franquia que ajudam a ter uma proteção extra. No caso dos Mail Boxes Etc. nenhum centro foi forçado a fechar, podendo continuar a operar durante a pandemia (em alguns casos até aumentando o seu volume de negócio). Sempre com a ajuda da equipa central que tem zelado pelos interesses dos franchisados, para além de pertencer a um setor que tem sido reforçado com o Coronavírus (logística e ecommerce). Os seguintes descrevem quais as características que reforçam a franquia:
As franquias bem sucedidas proporcionam um certo grau de confiança e de estabilidade, que é ainda mais atraente em tempos difíceis como este. O acesso ao capital, a segurança no emprego, a redução da concorrência e o aumento da disponibilidade imobiliária são quatro vantagens que revelam que agora é uma boa altura para iniciar um negócio.
O capital inicial está a tornar-se cada vez mais acessível devido às baixas taxas de juro. Será provavelmente concedido nos próximos meses, um acesso ainda maior aos empréstimos dos empregadores, através de programas governamentais e de inatividade bancária durante estes meses inevitáveis. Após a incerteza causada pelo coronavírus, muitos deixaram de movimentar dinheiro causando perdas para o sector bancário. É por isso que os bancos serão gradualmente forçados a oferecer crédito para gerar atratividade e estimular a economia. Além disso, a segurança (ou o pouco risco) de realizar uma franquia com um modelo de negócio já comprovado facilita ainda mais o financiamento. Neste sentido, Mail Boxes etc., disponibiliza aos candidatos acordos especiais com os principais bancos, tanto em Portugal como em Espanha, tornando ainda mais fácil o acesso ao financiamento.
Possuir o seu próprio negócio é a melhor forma de controlar a estabilidade e a trajetória do mesmo. Ser o teu próprio chefe dá-lhe o controlo do seu próprio destino. No entanto, um dos maiores desafios da propriedade empresarial é encontrar bons profissionais. Após uma crise, a procura de mão de obra no mercado de trabalho aumenta frequentemente, facilitando a procura de trabalhadores competentes, aumentando a estabilidade e a “saúde” do seu negócio.
Embora seja triste que a pandemia tenha forçado muitos a encerrar os seus negócios, também ajudou a descongestionar ligeiramente a concorrência maciça de antes. Por isso, traduz-se em menos opções para os consumidores que procuram determinados produtos ou serviço, que o seu negócio poderá eventualmente proporcionar, isso poderá ajudá-lo a impulsionar as suas vendas. Este fenómeno pode também resultar numa guerra de preços mais baixos e em custos publicitários mais baixos. Na MBE o cenário é ainda mais grato, porque além de tudo isto, grande parte do volume de negócios da MBE provém do setor logístico, um dos setores que mais cresceu desde o início da pandemia.
Encontrar um bom lugar no sítio certo e a um preço baixo é essencial para o sucesso de um negócio. Devido à pandemia, muitos locais estão novamente disponíveis, e como dita a lei da oferta e da procura, quanto menor o preço mais estimula a procura. Isto traduz-se em mais oportunidades; em localizações privilegiadas, a preços razoáveis. Os senhorios estarão mais abertos a negociar e a oferecer acordos favoráveis para conseguir novos inquilinos.
É certa a ideia de que surgem oportunidades em cada crise. Ao longo da história, as crises têm agitado alguns mercados à medida que outros crescem. Sectores como a alimentação, a indústria farmacêutica ou a logística têm sido favorecidos face a esta crise, sendo assim o momento perfeito para empreender um deles. No caso das Mail Boxes Etc. grande parte do volume de negócios de um centro MBE provém tanto da logística como do e-commerce, dois dos sectores que mais cresceram nos últimos meses.
Contactamo-lo
para lhe explicar como é fácil entrar na MBE
Ser empreendedor não é para todos e, claro, iniciar uma empresa não é uma decisão que se deva tomar de ânimo leve. Requer muito estudo e planeamento. No entanto, abrir uma franquia é uma boa opção, mesmo que tenha um orçamento limitado. Como descrito anteriormente, apesar do estado atual da economia, se todos os fatores forem cuidadosamente estudados e as oportunidades ocultas da crise forem aproveitadas, esta é uma boa altura para investir.